26/10/2017
Departamento de Informática alerta servidores sobre possível novo ataque virtual

O Departamento de Informática da Prefeitura de Birigui alerta os servidores municipais quanto a um novo ataque virtual que deve a atingir o Brasil. O ataque começa com uma mensagem que oferece uma atualização do software Adobe Flash Player, que depende do usuário clicar no botão “instalar” para espalhar.

Portanto, a orientação do departamento aos servidores é que não façam a atualização do sofware, caso recebam alguma mensagem. O responsável pelo ataque é o vírus BadRabbit, uma ameaça do tipo ransomware, ou vírus de resgate, que sequestra os dados dos usuários e só os libera mediante pagamento em moeadas virtuais.

As invasões ciberataques atingiram a Ucrânia, Rússia, Turquia e Alemanha na última terça-feira (24 de outubro), causando atrasos no aeroporto ucraniano de Odessa e o metrô da capital, Kiev, além de duas agências de notícias da Rússia.