30/10/2017
BOA NOTÍCIA: Após 55 anos, Birigui terá seu segundo ginásio, desta vez semiolímpico

Birigui ganhará um novo ginásio poliesportivo, semiolímpico, dotado de toda a infraestrutura necessária para prática de várias modalidades coletivas e individuais, avaliado em mais de R$ 4,2 milhões. A unidade do CIE (Centro de Iniciação ao Esporte) será construída na rua Pedro Cavalo, no bairro Portal da Pérola 2.

O empreendimento terá área total de 9.883 metros quadrados e será composto por um ginásio com arquibancada para 177 lugares e área de poio (administração, sala de professores/técnicos, vestiários, chuveiros, enfermaria, copa, depósito, academia e sanitários). O espaço terá também pista de atletismo de 100 metros, pista de salto em distância e de arremesso de peso.

O investimento é de R$ 4.287.869,61 milhões, sendo R$ 3.826.963,27 de repasse do Ministério do Esporte e R$ 460.906,34 de contrapartida do município. A obra faz parte do PAC 2 (Programa de Aceleração do Crescimento) do governo federal. O edital para abertura da licitação está em fase de elaboração e será lançado em breve.

O projeto de lei que prevê convênio entre a Prefeitura de Birigui com o Ministério do Esporte será deliberado nesta terça-feira (31), em sessão extraordinária da Câmara Municipal. O prefeito Cristiano Salmeirão enviou o projeto ao Legislativo em regime de urgência na tarde desta segunda-feira, dia 30.

FATO HISTÓRICO

Para o prefeito, a construção de um novo ginásio é um fato histórico para Birigui. “O Ginásio Municipal, o conhecido Gigante da Fátima, foi entregue em 1962, ou seja, 55 anos após sua construção vamos lançar a licitação para a construção de um novo ginásio, totalmente moderno”, comentou. "É uma grata satisfação anunciar que a região do Portal da Pérola terá um ginásio semiolímpico”, completou Salmeirão.

PROJETO

O objetivo do Centro de Iniciação ao Esporte é ampliar a oferta de infraestrutura de equipamento público esportivo qualificado, incentivando a iniciação esportiva em territórios de alta vulnerabilidade social e a formação de atletas entre crianças e adolescentes. O ginásio terá parâmetros oficiais para a prática de 13 modalidades olímpicas e seis paraolímpicas.

Texto: Rafael Lopes e Tiago Lotto