31/10/2017
Secretaria Social e Creas realizam 2º Seminário Proteção Social Especial de Média Complexidade

A Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social e o Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) realizam no dia 9 de novembro o 2º Seminário Proteção Social Especial de Média Complexidade: Serviços de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos, Medidas Socieoducativas e Serviços de Ações Estratégicas do Peti.

O evento é gratuito e acontecerá das 8h às 17h na Fabi (Faculdade Birigui), que fica na rua João Escanhuela, 133, Jardim Capuano. O seminário é voltado para os trabalhadores do SUAS (Sistema Ùnico da Assistência Social), profissionais da rede socioassistencial, entidades e demais interessados

Objetivo é sensibilizar os participantes a respeito das violações de direitos, como violência doméstica, adolescentes em conflito com a lei e trabalho infantil. “É de extrema importância para o município palestras que conscientizem as pessoas sobre a realidade que infelizmente ainda vivemos no país”, disse a secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, Eliane Cristina Salmeirão.

A participação no seminário deve ser confirmada até o dia 6 de novembro por meio do e-mail creas@birigui.sp.gov.br. O interessado deve enviar o nome completo, local de trabalho, formação, cargo que ocupa, e-mail e telefone para contato. As vagas são limitadas. Outras informações sobre o evento podem ser obtidas pelo telefone (18) 3644-4406.

PROGRAMAÇÃO

O seminário contará com três palestras. A primeira será ministrada pelo professor doutor Cláudio Hortêncio Costa, que falará sobre “Enfrentamento à Violência Doméstica: tipos, perfil da vítima e do agressor, como identificar?”. O palestrante é advogado e supervisor do Case (Centro de Atendimento Socioeducativo).

Haverá ainda as palestras “Substâncias Químicas Psicoativas Ilícitas x Adolescentes em Conflito com a Lei: desconstruindo (pre) conceitos”, com o Dr. Paulo de Tarso Leite de Almeida Prado, delegado do 1º Distrito Policial de Birigui; e “Contextualização sobre o Trabalho Infantil”, com a psicóloga Juliana Fernanda de Barros, coordenadora de Ações Estratégicas do PETI.

Durante o evento haverá ainda um painel municipal com o tema “Violência Doméstica, Adolescentes em conflito com a Lei e Trabalho Infantil” e apresentação da peça teatral “Esse Lucas dá trabalho”, que abordará o tema erradicação do trabalho infantil. Haverá certificado para aqueles que participarem de todo o evento.

Texto: Letícia Permagnani e Rafael Lopes