01/11/2017
Boa notícia na Educação: três unidades de ensino da Prefeitura de Birigui serão reformadas

O prefeito de Birigui, Cristiano Salmeirão, assinou na manhã desta quarta-feira, dia 1º de novembro, projetos que visam obras de reformas e melhorias em três unidades escolares da Prefeitura Municipal. O chefe do Executivo recebeu a secretária municipal de Educação, Aurea Esteves Serra, e o chefe de seção da Secretaria Municipal de Obras, João Zefiro Junior.

Em reunião realizada no Paço, detalhes das obras foram discutidos. O principal objetivo da administração é realizar as melhorias sem comprometer o cotidiano das crianças, que serão atendidas normalmente durante as reformas. Os trâmites legais seguem, sendo que em breve haverá licitação para a definição das empresas responsáveis pelas obras.

Receberão melhorias e adequações o Centro de Educação Infantil (CEI) Maria Bruder Camargo, que fica no bairro João Crevelaro, a Escola Municipal (EM) Profª. Teresinha Bombonati, instalada no Residencial Jardim Santa Luzia, e a EM Profº José Sebastião Vasques Calçada, que fica no bairro Recanto Verde.

INVESTIMENTOS – A soma das melhorias nas três unidades ultrapassa R$ 700 mil em investimentos. No CEI Maria Bruder o valor da obra é de R$ 162.361,17; na EM Teresinha Bombonati o valor é de R$ 260.180,19 e na escola do Recanto Verde o valor da obra é de R$ 287.670,55. Os custeios são da Cota Salário Educação, creditada mensalmente aos municípios.

As melhorias nas escolas é uma promessa de campanha do prefeito Cristiano Salmeirão e do vice-prefeito Carlito Vendrame. “Até o final do mandato vamos realizar melhorias em todas as unidades de ensino mantidas pela Prefeitura de Birigui. Não será uma tarefa fácil, porém temos até dezembro de 2020 para realiza-la”, disse o prefeito.

Para a secretária municipal de Educação, as reformas são muito importantes. “Toda melhoria é bem vinda. Com a conclusão da revitalização será possível atender os alunos, pais e comunidade com mais qualidade, quesito este assinalado pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo”, falou Áurea.

Vários prédios das unidades de ensino não receberam melhorias após sua inauguração. “Com o tempo, o desgaste surge e a necessidade de reparos é fundamental. Visando melhorar a qualidade de atendimento na Educação, vamos realizar a reforma de todas as escolas da administração”, completou o prefeito Cristiano Salmeirão.

AVCB – A obtenção do AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros) também é uma luta da atual gestão, que desde janeiro trabalha nas adequações exigidas pelo Corpo de Bombeiros.

Para obter o AVCB é necessário realizar adequações nas estruturas das unidades de ensino. As adequações geram custos ao Executivo, que já reservou dotação para os serviços.

Texto e fotos: Tiago Lotto