04/11/2017
Meio Ambiente e Educação promovem Projeto de Compostagem no CEI Enriquete Terence

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e a Secretaria Municipal de Educação estão promovendo o Projeto de Compostagem no CEI (Centro de Educação Infantil) Dona Enriqueta Terence, que fica na Vila Isabel Marin.

Alunos do Pré II estão aprendendo a dar a destinação mais adequada para os resíduos orgânicos da preparação dos alimentos na unidade escolar.

Com uma mistura de resíduos da varrição das folhas de árvores, gerados na própria escola, juntamente com as folhas descartadas das saladas, cascas e sementes que eram encaminhados para a coleta pública e levados até o aterro sanitário, as crianças estão aprendendo/fazendo uma ótima compostagem para ser utilizadas na horta da própria escola. O material ‘vira adubo’ para hortas e jardins.

“Estamos aprendendo muito neste projeto e queremos sistematizar as atividades para oferecer a todas as unidades escolares do município”, comentou o Diretor de Meio Ambiente, Rafael Polizel, monitor do Projeto de Compostagem. Segundo ele, o projeto tem total apoio dos professores, direção e servidores do CEI Enriqueta Terence. O diretor Jefferson Rabal e o secretário municipal de Meio Ambiente, Juliano Salomão, também integram a equipe da ação.

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

Visando promover a alimentação saudável e a prevenção da obesidade infantil, o CEI também desenvolve um projeto sobre educação alimentar que está sendo monitorado pelo MEC (Ministério da Educação). Denominada Jornada de Educação Alimentar e Nutricional, a ação atende 240 crianças de 4 meses até 6 anos de idade.

O projeto teve início em maio deste ano e está sendo desenvolvido em parceria com duas nutricionistas da Cozinha Piloto, setor responsável pela produção diária das refeições das unidades escolares mantidas pela Prefeitura de Birigui.

Além de atender os alunos, o projeto envolve os pais, já que palestras e orientações sobre uma alimentação saudável e a prevenção da obesidade infantil são constantes no CEI.

“Os alunos precisam muito de uma alimentação de qualidade, principalmente para o desempenho escolar”, afirma a diretora do CEI Enriqueta Terence, Ana Sampaio. “O projeto virou rotina das crianças dentro da escola. A meta é fazer com que seja uma rotina dentro de suas casas”, disse a diretora.

A “Jornada” vai tratar seis temas, considerados pelo MEC como seis etapas: Alimentação complementar e Prevenção da obesidade infantil; Alimentos regionais brasileiros; Prevenção e redução de perdas e desperdícios de alimentos; Horta escolar pedagógica; Agricultura familiar na escola e Atividades lúdicas para o desenvolvimento social e relacionado ao ato de comer.

Texto: Tiago Lotto

Fotos: Secretaria de Meio Ambiente