06/11/2017
Festival Literário de Birigui é destaque no 10º Seminário Internacional Biblioteca Viva, em São Paulo

O Flibi (Festival Literário de Birigui) foi apresentado como um case de destaque no 10º Seminário Internacional de Bibliotecas Públicas e Comunitárias pelo gestor de projetos culturais da Secultur (Secretaria Municipal de Cultura e Turismo), Paulo Bernardes. O evento aconteceu de 22 a 24 de outubro, no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo.

Diante do sucesso do Flibi, o Conselho Curatorial do Seminário Biblioteca Viva selecionou a gestão empreendida em Birigui, dentre 93 experiências realizadas no Brasil, para abordar a temática “Sustentabilidade, parcerias e captação de recursos”. Foram destaques na programação o escritor André Vianco e a cartunista Laerte Coutinho, dois nomes importantes da literatura brasileira.

“É com grande satisfação e comprometimento que compartilhamos a gestão que estamos empreendendo em nossa cidade, principalmente em se tratando de uma proposta de mobilização de pessoas e recursos para a garantia da sustentabilidade de projetos culturais de qualidade para a população”, afirmou Bernardes.

A participação neste seminário sinaliza que Birigui tem exercido de forma exemplar a sua gestão de projetos e dos equipamentos culturais, pois as propostas da atual administração vão ao encontro de trabalhos que são referenciais para o mundo”, completou o secretário de Cultura e Turismo, Elder Scanferla, que também esteve presente no evento.

SEMINÁRIO

Criado em 2008, o Seminário Internacional de Bibliotecas Públicas e Comunitárias vem se firmando, ano a ano, como um dos mais importantes eventos dessa área em toda a América Latina. O seminário vem experimentando evolução, tanto na sua programação como no reconhecimento de bibliotecários, profissionais de bibliotecas, educadores e estudantes de áreas afins.

Conhecido como Seminário Biblioteca Viva, o evento é uma das principais iniciativas do Governo do Estado de São Paulo e da Secretaria da Cultura do Estado para inspirar, fortalecer e transformar em centros de referência cultural abertos a toda comunidade as mais de 800 bibliotecas de acesso público existentes nos municípios paulistas.

O compartilhamento de saberes e experiências acontece em palestras, mesas-redondas, debates, cursos, conversas com escritores. Mas também são os profissionais de bibliotecas que trazem suas experiências em painéis e pôsteres, revelando a melhoria da qualidade dos serviços disponibilizados em suas comunidades de origem.

Texto: Secretaria de Cultura e Turismo