08/11/2017
Birigui terá novo mutirão de prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti no próximo sábado (11)

A Prefeitura de Birigui, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promove no próximo sábado, dia 11 de novembro, novo mutirão de prevenção e combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya. Desta vez, a ação acontecerá nos bairros Portal da Pérola 1 e 2 e Conjunto Habitacional Margareth Vargas.

A meta é que sejam visitados 2,3 mil imóveis, entre residências, estabelecimentos comerciais e terrenos baldios durante a mobilização. A força-tarefa terá início a partir das 8h e contará com a participação dos agentes comunitários de saúde e agentes de combate a endemias, além de nove supervisores.

Durante a ação, serão retirados e eliminados dos imóveis todo material que possa acumular água e tornar um criadouro para o Aedes aegypti. Haverá ainda orientação aos moradores sobre a importância do engajamento de todos na luta contra o mosquito. Não serão recolhidos móveis velhos, galhos e restos de construção civil.

A mobilização faz parte da campanha estadual “Todos Juntos Contra o Aedes aegypti”, que segue até o final deste mês. Cada profissional envolvido receberá do governo do Estado de São Paulo, via prefeitura, remuneração extra no valor de R$ 120 a cada sábado trabalhado. Este será o terceiro mutirão contra o mosquito realizado após a nova adesão à campanha.

BALANÇO

No mutirão realizado no dia 28 de outubro, 2.284 imóveis foram vistoriados nos bairros João Crevelaro, Jardim Santana e Quemil. Outros 1.093 imóveis foram encontrados fechados ou desabitados e, em outros 21, os moradores recusaram a entrada dos agentes de saúde. Larvas do mosquito foram encontrados em 31 tipos de recipientes.

Conforme a Secretaria Municipal de Saúde, de janeiro até o dia 07 de novembro foram confirmados 67 casos positivos de dengue, sem mortes. No ano passado foram 4.770 casos, com dois óbitos. Com relação a chikungunya, quatro casos positivos foram confirmados neste ano. Até o momento, nenhum caso de zika vírus e febre amarela foi registrado.

Texto: Rafael Lopes