10/11/2017
Mutirão contra escorpião acontece neste sábado no CEI Ana Souto Trevisan, no Jardim Costa Rica

Neste sábado, dia 11 de novembro, haverá o quinto mutirão de limpeza contra o escorpião. A ação acontecerá a partir das 7h no CEI (Centro de Educação Infantil) Ana Souto Trevisan, no bairro Jardim Costa Rica. A força-tarefa, promovida pelo Comitê Emergencial de Combate aos Escorpiões, visa combater o aracnídeo e seus possíveis locais de abrigo.

Servidores da Secretaria de Serviços Públicos, Água e Esgoto vão vistoriar a área externa da unidade e fazer limpeza geral, como roçagem de mato, varredura e remoção de materiais inservíveis “Essa ação tem como objetivo proteger as crianças contra possíveis ataques do escorpião”, disse o secretário Cleverson José de Souza Tody.

Desde o início do mutirão, em setembro, oito CEIs e uma EMEI já foram visitados e receberam limpeza geral. A meta é realizar o trabalho nas 12 creches mantidas pela Prefeitura. O comitê criado pela administração municipal é composto pelas secretarias de Saúde, Serviços Públicos, Educação e Administração, além do Tiro de Guerra.

ORIENTAÇÃO

Para evitar o aparecimento e afastar os riscos de acidentes por escorpião, a população precisa manter medidas diárias de prevenção, como evitar o acúmulo de folhas secas, entulhos de construção e lixo doméstico no quintal da casa, manter os terrenos baldios limpos, vedar frestas e buracos em paredes e usar telas em ralos do chão, pias e tanques.

Ao encontrar escorpião o munícipe deve entrar em contato com o CCVZ para fazer a notificação. O órgão fica na praça Gumercindo de Paiva Castro, s/nº. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e 13h às 17h. Em caso de picadas, a vítima deve procurar atendimento médico em uma Unidade Básica de Saúde ou no Pronto Socorro. Informações: 3643-6233.

Texto: Rafael Lopes