A Prefeitura de Birigui e o Tiro de Guerra realizaram, na manhã do último sábado, dia 18 de novembro, mais um mutirão da limpeza contra o escorpião. A ação aconteceu nos CEIs (Centros de Educação Infantil) Maria Cecília de Lima Jardim Maroni, no bairro Santa Luzia; Anthero dos Santos, no Jardim Copacabana; e Aparecida Clauria Bearari Benasse, no Portal da Pérola 2.
Servidores da Secretaria de Serviços Públicos, Água e Esgoto e atiradores vistoriaram as áreas externas das creches em busca de focos de escorpião e fizeram uma limpeza geral, como roçagem de mato, varredura de folhas secas e remoção de materiais inservíveis, tijolos e pedras, usados pelos animais como esconderijo.
A força-tarefa, criada pelo Comitê Emergencial de Combate aos Escorpiões, tem por objetivo proteger as crianças contra o ataque do aracnídeo. Com o mutirão do último sábado, o sexto desde o início da atividade, os 12 CEIs e a EMEI do município foram visitados. O comitê é composto pelas secretarias de Saúde, Serviços Públicos, Educação e Administração, além do Tiro de Guerra.
PREVENÇÃO
O combate ao escorpião é realizado constantemente pelo CCVZ (Centro de Controle de Vetores e Zoonoses) no município, com palestras educativas nas escolas, indústrias, comércios e clubes de serviços. O órgão também realiza busca ativa em imóveis onde o animal peçonhento é encontrado, estendendo as orientações em até 200 metros da área pesquisada, conforme a situação ambiental.
Para evitar o aparecimento e afastar os riscos de acidentes por escorpião, a população precisa manter medidas diárias de prevenção, como evitar o acúmulo de folhas secas, entulhos de construção e lixo doméstico no quintal da casa, manter os terrenos baldios limpos, vedar frestas e buracos em paredes e usar telas em ralos do chão, pias e tanques.
SERVIÇO
Ao encontrar escorpião o munícipe deve entrar em contato com o CCVZ para fazer a notificação. O órgão fica na praça Gumercindo de Paiva Castro, s/nº. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e 13h às 17h. Em caso de picadas, a vítima deve procurar atendimento médico em uma Unidade Básica de Saúde ou no Pronto Socorro. Informações: 3643-6233.
Comunicação Prefeitura
Texto: Rafael Lopes
Fotos: Tiago Mariano
|