A Guarda Civil Municipal de Birigui enviou quatro guardas para qualificação no Curso de Cinotecnia (aplicação de cães na segurança pública) oferecido pela Guarda Municipal de Itu.
Segundo o secretário municipal de Segurança Pública, Cleber Rodrigo da Silva, participaram da qualificação os inspetores Teixeira e Alcântara e os guardas de 2ª Classe Alberto e Cerqueira. A qualificação ocorreu de 26 de setembro a 17 de novembro.
“O Curso de Cinotecnia que é o conhecimento do comportamento canino, utilizando-se da modelagem comportamental para o efetivo adestramento de cães”, falou o secretário de Segurança Pública de Birigui.
O secretário informou que os guardas de Birigui também tiveram como instrução técnicas de utilização de conhecimento sobre primeiro socorros em cães, manejo profilático, anatomia e fisiologia canina.
“Eles também receberam treinamentos de uso de equipamentos tanto para adestramento quanto para condução e figuração, conhecimentos sobre o faro de cães, noções de mantraling (uso de cão em procura por desaparecidos) e principalmente modelagem comportamental”, frisou Cleber Rodrigo.
Com a qualificação dos guardas, a Guarda Civil Municipal de Birigui pretende ter seu próprio canil, que irá realizar trabalhos educativos na rede municipal de ensino, em patrulhamentos e busca de entorpecentes, além da procura de pessoas desaparecidas.
“Agradecemos a Guarda Municipal de Itu, que nos ofereceu a capacitação gratuitamente em função da parceria existente entre as corporações. Um curso desta grandeza gira em torno de 8 mil reais por guarda”, completou o secretário Cléber Rodrigo da Silva.
O curso, que contou ainda com guardas de Itu, Indaiatuba e Sorocaba, foi ministrado pelo instrutor Jean Carlos Surian, guarda municipal de Itu com ampla experiência em trabalho de segurança pública envolvendo cães.
Comunicação Prefeitura
Texto: Tiago Lotto
Fotos: Guarda Civil de Birigui
|