O Governo do Município de Birigui está realizando e organizando vários eventos em comemoraçãos aos 100 anos da cidade, e contará com a experiência de há 10 anos coordenar no Japão o Miss Nikkey e Festival Brasileiro, reconhecido como maior festival de intercâmbio e integração voltados à comunidade migrante naquele país, a promoter brasileira e biriguiense Daniela Nishikawa que está temporariamente no Brasil onde organiza com a Prefeitura de Birigui, para o próximo mês de dezembro o Miss Centenário Birigui.
O festival cultural será dia 10 de dezembro, na Praça Ana Nunes Garcia "Parque do Povo", e a vencedora do concurso Miss Birigui no Centenário terá entre outros prêmios uma agenda para cumprir como representante oficial da beleza biriguiense, nas festividades oficiais do Centenário de Birigui
Neta de japoneses – os avós emigraram do Japão ao Brasil na década de 30 – a promoter Daniela Nishikawa, 36, fez o caminho inverso 17 anos atrás quando trocou o interior de São Paulo por Tokyo. Acompanhava o marido, contratado por uma empresa japonesa, e desde então só voltava ao Brasil em férias uma vez ao ano para rever amigos e familiares deixados na capital e interior.
Em quase duas décadas de residência no Japão Daniela teve um filho, hoje aluno do colegial em escola japonesa, e viu triplicar o número de imigrantes brasileiros naquele país. Em 1993, quando desembarcou no arquipélago eram pouco mais de 100 mil migrantes brasileiros. Depois o número saltou para mais de 320 mil no que se convencionou chamar de “fenômeno dekassegui”. E hoje, ainda cerca de 260 mil brasileiros moram e trabalham no Japão.
Daniela observa que os expatriados do Brasil no Japão sofrem porque na maioria servem de mão-de-obra desqualificada no trabalho em fábricas, em serviços geralmente sujos, pesados ou perigosos, e também porque muitas vezes lhes faltavam opções de lazer e de intercâmbio com os japoneses locais e entre a própria comunidade. Por outro lado, havia a efervescência cultural brasileira manifestada por grupos organizados
Foi diante dessa realidade que, desde a chegada ao país de seus avós, Daniela Nishikawa passou a promover eventos e festivais de intercâmbio cultural e social, sempre com destaque ao que chama de “o melhor do Brasil”, ou seja, os brasileiros. Segundo ela, o objetivo de seu trabalho é mostrar aos japoneses aspectos positivos do Brasil como também possibilitar que os brasileiros residentes no Japão assimilem melhor a milenar cultura japonesa sem perder a brasilidade.
Em 2002 Daniela Nishikawa passou a reunir em um só evento toda a efervescência brasileira no Japão, através da produção artística das escolas com ensino em língua portuguesa ou dos grupos de dança e teatro, das escolas de artes marciais e capoeira, das bandas musicais e dos artistas plásticos. Convidou também grupos japoneses com os tambores do taikô e danças folclóricas, entre vários outros. E para completar a festa, inseriu no evento um concurso de beleza nikkey brasileira, o Miss Nikkey, e uma exposição de negócios e serviços onde reúne as mais expressivas empresas da comunidade migrante.
A festa se consolidou, e a cada ano se repete o sucesso de organização e de adesão do empresariado – que faz no evento uma grande Exposição com participação de milhares de pessoas de todo o Japão. Primeira “promoter” brasileira a atuar no Japão, Daniela Nishikawa é hoje responsável pelo maior festival de intercâmbio Brasil – Japão promovido no arquipélago.
O evento é gratuito ao público desde que foi lançado em 2002. Na edição 2010, realizada em meados de abril, o Miss Nikkey Japan atraiu público de cerca de 6 mil pessoas, além de 40 grupos artísticos (com 500 participantes no total). O evento demandou o trabalho de 200 pessoas nos bastidores e teve estandes de 100 empresas, bem como o concurso de beleza Miss Nikkey contou com 150 participantes nas categorias masculino, feminino e infantil. Foi sucesso absoluto.
Mas o êxito de Daniela Nishikawa na coordenação do Miss Nikkey já tinha sido coroado bem antes, como quando em maio de 2005 ela foi convidada a coordenar o cerimonial durante visita oficial do Presidente Lula ao Japão, em encontro que Lula teve com a comunidade brasileira na cidade de Nagoya.
Já em 2008, por ocasião das comemorações do Centenário da Imigração, Daniela Nishikawa produziu em Aichi um festival totalmente dedicado às comemorações dos 100 anos da imigração, com apoio do Ministério das Relações Exteriores do Japão, e do Consulado Geral do Brasil de Nagoya – capital da província de Aichi, onde está a maior concentração brasileira no Japão.
Nas festividades do Centenário, Daniela Nishikawa teve a oportunidade de avistar-se duas vezes, ser cumprimentada pela organização do evento e conversar com o Príncipe Naruhito, herdeiro do trono Imperial japonês.
A Comissão que organiza o Miss Centenário Birigui 2011 tem o propósito de mostrar aspectos positivos da comunidade biriguiense em toda regiao: vai promover o congraçamento de 50 candidatas selecionadas em toda a cidade: vai reunir familiares, torcidas organizadas, grupos artísticos e o empresariado em geral em uma autêntica manifestação de brasilidade.
Pelo glamour e grandiosidade com que sera produzido, com toda a certeza o evento ira atrair centenas de pessoas interessadas no intercâmbio cultural. O festival garante lazer á comunidade carente por atividades desta natureza, e ganha destaque o fato de ser um evento familiar e de entrada gratuita ao público.
|