24/11/2017
Creas promove de 25 a 30 de novembro campanha pelo fim da violência contra a mulher em Birigui

A Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social de Birigui, por meio do Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), promove de 25 a 30 de novembro campanha com o objetivo de conscientizar a população sobre os tipos de violência contra as mulheres e os canais de denúncia, como o disque 180.

A ação contará com a parceria da Secretaria Municipal de Saúde. Os agentes comunitários de saúde vão distribuir materiais informativos e prestar informações durante as visitas casa a casa. Cartazes contendo contatos para denúncias serão fixados em locais públicos. A campanha ocorre em alusão ao Dia Internacional de Luta pelo fim da Violência Contra Mulher, instituído no dia 25.

No Brasil, a cada 11 minutos uma mulher é estuprada; a cada 7,2 segundos uma mulher é vítima de violência física; e por dia acontecem cerca de 13 feminicídios. Em Birigui, de janeiro até o dia 23 de novembro, o Creas atendeu 35 mulheres vítimas de agressões. Os principais casos foram de violência física, psicológica e sexual.

O município dispõe do serviço a mulher vítima de violência no Creas, onde são oferecidos atendimentos psicossocial (com psicólogo e assistente social) e sociojurídico (advogado). A unidade fica na rua Paraná, 39, Vila Moimáz, e o telefone é o (18) 3644-4406. Denúncias de violência doméstica podem ser feitos no disque 180 ou no 3642-1996 – Delegacia de Defesa da Mulher.

BATE-PAPO

Para marcar também o Dia Internacional de Luta pelo fim da Violência Contra Mulher, o CMDM (Conselho Municipal dos Direitos da Mulher) e o Creas realizam, na próxima segunda-feira (27), uma roda de conversa sobre enfrentamento à violência contra as mulheres, com a professora doutora Marilda de Oliveira Lemos, de Pirajuí (SP).

O evento acontecerá a partir das 19h30, na Biblioteca Municipal – avenida Governador Pedro de Toledo, 73, Centro –, sendo aberta aos profissionais da rede socioassistencial, educacional e da saúde do município, além da comunidade em geral. É necessário confirmar presença pelo e-mail conselhosbirigui@birigui.sp.gov.br.

Texto: Rafael Lopes