24/11/2017
Combate aos escorpiões segue neste sábado (25), na Escola Municipal Ruth Pintão Lot

A Prefeitura de Birigui informa que o Comitê Emergencial de combate aos escorpiões segue com suas atividades neste sábado, dia 25 de novembro. Secretarias municipais, Tiro de Guerra e voluntários estarão na Escola Municipal Professora Ruth Pintão Lot, localizada no Conjunto Habitacional João Crevelaro.

O mutirão de limpeza começa às 7h30, visando eliminar possíveis abrigos para escorpiões, principalmente nas unidades escolares mantidas pela administração.

Todo o trabalho do Comitê conta com orientação de profissionais do CCVZ (Centro de Controle de Vetores e Zoonoses), órgão da Secretaria Municipal de Saúde. A Secretaria Municipal de Educação e a Secretaria de Serviços Públicos coordenam as atividades, realizadas aos sábados pela manhã.

O CCVZ já executa, durante todo o ano, palestras educativas nas escolas, indústrias, comércios e clubes de serviços para alertar sobre os cuidados com escorpião. Além disso, a equipe do órgão realiza busca ativa em imóveis de moradores que encontram o animal peçonhento, estendendo as orientações sobre cuidados e eliminação de criadouros à vizinhança do quarteirão.

COMO EVITAR ACIDENTES COM ESCORPIÕES

Evitar o acúmulo de entulho, pilhas de tijolos, madeiras e pedras no quintal de casa;

Limpar periodicamente os terrenos baldios próximos às residências;

Cuidar do jardim, aparando a grama, evitando trepadeiras e folhagens muito densas;

Colocar o lixo em sacos plásticos que devem ser mantidos fechados para evitar o aparecimento de baratas e outros insetos;

Sacudir as roupas e sapatos antes de usá-los;

Não virar madeiras, pedras ou pôr as mãos em buracos sem devida proteção;

Andar calçado e usar luvas de couro para trabalhar na zona rural ou na limpeza de jardim, remoção de entulhos de construção;

Usar telas em ralos do chão, pias e tanques;

Vedar soleiras das portas com saquinhos de areia ou friso de borracha;

Fechar as janelas ao anoitecer com telas;

Vedar frestas e buracos em paredes;

Afastar camas e berços das paredes;