27/11/2017
Praça Dr. Gama recebeu atividades de prevenção no Dia Nacional de Combate ao Aedes aegypti

A Prefeitura de Birigui, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou na manhã do último sábado, dia 25 de novembro, na praça Dr. Gama, diversas atividades educacionais e de prevenção à saúde em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya.

O evento foi aberto pelo prefeito Cristiano Salmeirão, acompanhado do vice-prefeito Carlito Vendrame, do secretário de Saúde, Gilmar Trecco Cavaca, e do presidente da Câmara, Vadão da Farmácia. “O objetivo foi conscientizar que a luta contra o mosquito Aedes aegypti depende do engajamento de toda a população”, disse Salmeirão.

ATIVIDADES

Além de informações sobre o combate aos focos do mosquito, houve também orientações sobre leishmaniose e escorpião, aferição de pressão arterial, testes de glicemia, orientação odontológica, jogos educativos, distribuição de pipoca e refrigerante e pula-pula para as crianças. A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentado fez doação de mudas de árvores.

A ação na praça foi organizada pelos departamentos de vigilâncias Sanitária e Epidemiológica e o CCVZ (Centro de Controle de Vetores e Zoonoses). Contou ainda com o apoio da ADJ (Associação de Diabetes Juvenil da Região Noroeste Paulista) e alunos do curso em enfermagem da Etec (Escola Técnica Estadual) Dr. Renato Cordeiro.

Texto e fotos: Rafael Lopes