30/11/2017
Prefeitura de Birigui abre licitação para reforma e ampliação da Unidade Básica de Saúde do Tijuca

A Prefeitura de Birigui vai reformar e ampliar a UBS (Unidade Básica de Saúde) Ângelo Mastelaro, no bairro Tijuca. O prédio, que hoje possui 351,10 metros quadrados, passará a ter 492,02 metros quadrados após a ampliação. A obra tem orçamento de R$ 275 mil, sendo que serão investidos recursos do Ministério da Saúde e do município.

Conforme a Secretaria Municipal de Saúde, serão construídos três novos ambientes: dispensário de medicamentos, sala de reuniões e dos agentes comunitários de saúde e uma sala para entrega do leite aos beneficiários do programa Viva Leite. Além disso, serão feitos reparos em toda a estrutura do prédio. O prazo de execução da obra será de oito meses.

A licitação para contratar empresa para execução das obras foi aberta nesta semana. A concorrência será do tipo menor preço. As empresas interessadas deverão apresentar as propostas no dia 28 de dezembro, às 8h30, no Departamento de Materiais, na rua Santos Dumont, 28, Centro. O edital completo está disponível no site www.birigui.sp.gov.br, na seção licitações.

O prefeito Cristiano Salmeirão disse que o objetivo é adequar as condições físicas do prédio para atender melhor os usuários. “Inaugurada em 18 de dezembro de 2009, a unidade nunca recebeu melhorias. A reforma e ampliação suprirá a falta de espaço físico e vai restaurar a infraestrutura que está desgastada devido ao tempo de uso”, afirmou.

ATENDIMENTOS

A UBS do bairro Tijuca oferece consultas médicas com clínico geral e ginecologista/obstetra e possui quatro equipes da ESF (Estratégia Saúde da Família), composta por médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e agentes comunitários de saúde. Realiza, em média, sete mil procedimentos e 2,4 mil atendimentos médicos ao mês.

Além do Tijuca, a unidade é referência para os moradores de outros 23 bairros: Simões, Portal da Pérola 1 e 2, Art Ville, Santa Luzia, Atenas, Vereador Natal Mazucato, Jardim Flamengo, Margareth Vargas, Residencial Acapulco, Moimáz, Jardim América, Recanto dos Pássaros, Jardim Aeroporto, São Conrado, Jardim Popi, Jardim Ipanema, Silvares, Jardim do Lago, Recanto Verde 1 e 2, São José e Parque das Nações.

Texto: Rafael Lopes

Foto: Tiago Mariano