30/11/2017
Prefeitura apoia projeto BEM + ECONOMIA, que recolhe óleo usado e preserva o meio ambiente

A parceria público-privado é uma excelente alternativa que visa o bem comum, promovendo ações que proporcionam benefícios aos cidadãos. Com essa visão, a Prefeitura de Birigui está apoiando uma iniciativa do Bandeirante Supermercados, que vai lançar no próximo dia 5 de dezembro um projeto que visa preservar o meio ambiente.

Denominado BEM + ECONOMIA, o projeto convida a população de Birigui a separar o óleo usado (ou gordura vegetal/animal) e trocar, gratuitamente, pelo óleo de soja novo. A cada 4 litros de óleo usado a pessoa recebe uma garrafa PET de 900 ml de óleo de soja novo. A troca pode ser feita nas duas lojas do Bandeirante (rua João Galo, 94, Centro, e avenida Antônio da Silva Nunes, 837, Silvares).

O óleo usado recolhido nos supermercados será destinado corretamente e servirá para a produção de biodiesel, ração para suínos, produção de plásticos, tintas e lubrificantes para a indústria química. O Bandeirante sugere que as pessoas utilizem garrafa PET para armazenar o óleo, fazendo, assim, a retirada do meio ambiente de dois produtos poluentes: o óleo usado e a própria garrafa PET.

“Se descartados irregularmente, esses produtos são altamente poluentes ao meio ambiente”, disse o secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentado, Juliano Salomão, lembrando que não é correto jogar óleo de cozinha na pia. O projeto foi apresentado recentemente ao prefeito de Birigui, Cristiano Salmeirão, pela Green Ambiental, parceira do Bandeirante na ação.

O chefe do Executivo deu total apoio a iniciativa. “É bom para a comunidade, que poderá fazer a troca gratuitamente, e é bom para o meio ambiente, já que esses poluentes serão destinados corretamente, preservando a natureza”, disse o chefe do Executivo. O Bandeirante agendou o lançamento do projeto para o dia 5 de dezembro, às 9h, na loja do Silvares.

Outras informações: (18) 3649-8888, ramal 241, falar com Regina ou Bruno.

Assessoria de Imprensa/Tiago Lotto