01/12/2017
Saúde realiza neste sábado Dia D da campanha ‘Fique Sabendo’ com testes gratuitos de HIV e sífilis

A Secretaria Municipal de Saúde de Birigui promove neste sábado, dia 2 de dezembro, o Dia D da campanha “Fique Sabendo”, que visa a realização de testes rápidos gratuitos de HIV e sífilis. Os exames podem ser feitos das 8h às 14h no CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento), que funciona no Centro de Especialidades Médicas.

Além dos testes rápidos, haverá distribuição de preservativos masculinos e femininos, orientações sobre as ISTs (Infeções Sexualmente Transmissíveis) e acolhimento. A ação integra a 10ª edição da campanha estadual, que teve início na última segunda-feira (27), em alusão ao Dia Mundial de Combate à Aids, celebrado nesta sexta-feira (1º)

Os exames são indicados àqueles que nunca fizeram o teste e possuem vida sexualmente ativa; fez sexo oral, vaginal ou anal sem uso de camisinha ou o preservativo rompeu; se tem ou teve tuberculose e hepatites; se tem ou teve alguma IST; se compartilhou seringas e agulhas; e se está grávida ou pretende engravidar.

O resultado do teste dura em média 30 minutos para ser liberado. “Todo o processo é sigiloso e os pacientes positivos já saem com encaminhamento médico para início imediato do tratamento gratuito”, afirmou a diretora da Vigilância Epidemiológica, Mauricéia Gonçalves. “O diagnóstico precoce de HIV possibilita aos pacientes uma boa qualidade de vida”, completou.

Texto: Rafael Lopes