04/12/2017
Prefeito e secretário acompanharam trabalhos da campanha de testes rápidos de HIV e sífilis

O prefeito de Birigui, Cristiano Salmeirão, e o secretário municipal de Saúde, Gilmar Trecco Cavaca, acompanharam parte dos trabalhos do Dia D da campanha “Fique Sabendo”, que ocorreu neste sábado, dia 2 de dezembro, no CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento), que funciona no Centro de Especialidades Médicas.

A campanha teve como principal objetivo realizar testes rápidos gratuitos de HIV e sífilis. Os exames foram feitos das 8h às 14h. Além dos testes rápidos, houve distribuição de preservativos masculinos e femininos, orientações sobre as ISTs (Infeções Sexualmente Transmissíveis) e acolhimento.

Durante o sábado, os profissionais da Secretaria Municipal de Saúde realizaram 272 testes de hepatite B e C, HIV e sífilis. A ação fez parte da 10ª edição da campanha estadual, que teve início no dia 27 de novembro, em alusão ao Dia Mundial de Combate à Aids, celebrado anualmente em1º de dezembro.

O prefeito e o secretário foram recebidos na ação pela diretora da Vigilância Epidemiológica, Mauricéia Gonçalves. “O diagnóstico precoce de HIV possibilita aos pacientes uma boa qualidade de vida”, explicou ela.

"A equipe da Secretaria de Saúde de Birigui está de parabéns. Foi uma ação extremamente organizada, importantíssima para os moradores", comentou o prefeito Cristiano Salmeirão.