04/12/2017
Prefeito e primeira-dama prestigiam o Festival Bon Odori, que ocorreu no Ginásio Municipal

O prefeito de Birigui, Cristiano Salmeirão, e a primeira-dama e secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Eliane Cristina Salmeirão, prestigiaram neste sábado, dia 2 de dezembro, o Bon Odori, tradicional festival de música, dança, culinária e artes japonesas.

Organizado pela Associação Cultural Esportiva Nipo-Brasileira de Birigui, o festival ocorreu no Ginásio Municipal Gigante de Fátima, que recebeu um bom público durante a festa. “Fui uma delícia”, resumiu o prefeito, que ao lado da esposa participou de parte das danças típicas japonesas.

O Bon Odori deste ano comemorou os 109 anos da imigração japonesa na Brasil, os 70 anos de fundação da Associação Nipo Brasileira de Birigui, 102 anos de colonização japonesa da ‘Colônia Birigui’ e fez parte do calendário de atividades dos 106 anos de Birigui. O Festival Bon Odori faz parte do Calendário Oficial de Eventos do Município.

Além do prefeito e da primeira-dama, estiveram no evento o secretário municipal de Esporte e Lazer, Ivan Ribeiro, os vereadores José Merino Garcia, o Paquinha, e César Pantarotto, além de representantes das Associações Nipo Brasileira da região.

As autoridades foram recebidas pelo presidente da Associação Nipo Birigui, Oswaldo Shigueto Tanaka, do vice-presidente Ricardo Kumazawa e demais membros da entidade.

Usando a palavra, o prefeito de Birigui disse que preservar a cultura japonesa em Birigui é fundamental, já que a colônia local existe há 102 anos, colaborando com o progresso da cidade.

“Birigui vai completar 106 anos, ou seja, 4 anos após o surgimento da cidade os japoneses vieram para constituir família no município e na região. Parabéns pelo bonito festival organizado aqui no Ginásio”, completou o chefe do Executivo.

A Prefeitura foi parceira do evento oferecendo o Ginásio Municipal e suporte para a realização da festa.

Assessoria de Imprensa/Tiago Lotto