05/12/2017
CMDM discute enfrentamento à violência doméstica contra as mulheres em roda de conversa

Nesta segunda-feira, dia 4 de dezembro, o CMDM (Conselho Municipal dos Direitos da Mulher) e o Creas (Centro de Referência Especializado em Assistência Social) de Birigui realizaram uma roda de conversa com o objetivo de discutir o enfrentamento à violência doméstica contra as mulheres com a professora doutora Marilda de Oliveira Lemos.

O evento contou com a presença da secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Eliane Cristina Salmeirão, que destacou a necessidade da discussão do tema em todos os setores da sociedade, para que as mulheres busquem pela proteção integral contra as violências, abusos e maus-tratos a que são expostas.

A palestrante, que possui pesquisas nas áreas de violência contra a mulher, relações sociais de gênero e políticas públicas para as mulheres, lembrou que as agressões podem ser físicas, psicológicas, sexuais, morais e até patrimoniais. “Vivemos num país em que as mulheres são violentadas demais, nas mais diversas formas”, afirmou.

DADOS

De acordo com a SPM (Secretaria de Políticas para as Mulheres), do governo federal, a Central de Atendimento à Mulher registrou, no ano passado, 1.133.345 atendimentos. O número foi 51% maior ao de 2015, quando houve 749.024 atendimentos. Em Birigui, de janeiro até o dia 23 de novembro, o Creas atendeu 35 mulheres vítimas de violência.

O município dispõe do serviço a mulher vítima de violência no Creas, onde são oferecidos atendimentos psicossocial (com psicólogo e assistente social) e sociojurídico (advogado). A unidade fica na rua Paraná, 39, Vila Moimáz, e o telefone é o (18) 3644-4406. Denúncias de violência doméstica podem ser feitos no disque 180 ou no 3642-1996 – Delegacia de Defesa da Mulher.

Texto e fotos: Rafael Lopes