06/12/2017
Prefeito e secretário prestigiam lançamento de projeto que troca óleo usado por óleo novo

O prefeito de Birigui, Cristiano Salmeirão, participou do lançamento do projeto BEM + ECONOMIA, desenvolvido pelo Bandeirante Supermercados em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentado e Green Ambiental.

O projeto visa incentivar a população a separar o óleo usado (ou gordura vegetal/animal) e trocar, gratuitamente, pelo óleo de soja novo. A cada 4 litros de óleo usado o cidadão recebe uma garrafa PET de 900 ml de óleo de soja novo.

O lançamento ocorreu nesta terça-feira, dia 5 de dezembro, na avenida Antônio da Silva Nunes, 837, unidade do Silvares. Além do prefeito, o evento reuniu o presidente da Câmara, vereador Vadão da Farmácia, o secretário municipal de Meio Ambiente, Juliano Salomão, o representante da Green Ambiental, Eduardo Pacheco, além de vários vereadores e demais convidados.

As autoridades e os convidados foram recebidos pelos proprietários do Bandeirante, Seiji Takata, Taiko Takata, Paulo Takata e Marcos Takata. Um café da manhã foi oferecido aos presentes.

“A parceria público-privado é uma excelente alternativa que visa o bem comum, promovendo ações que proporcionam benefícios aos cidadãos. Esse projeto irá preservar o meio ambiente, já que recolherá e destinará corretamente três poluentes: o óleo usado, a garrafa PET e a tampinha da garrafa PET”, comentou o prefeito Cristiano Salmeirão.

“É uma iniciativa que visa preservar o meio ambiente. Agradecemos a parceria feita com a Prefeitura e com a Green Ambiental”, disse o empresário Marcos Takata.

TROCA – A troca do óleo usado pelo óleo novo pode ser feita nas duas lojas do Bandeirante (rua João Galo, 94, Centro, e avenida Antônio da Silva Nunes, 837, Silvares).

O óleo usado recolhido nos supermercados será destinado corretamente e servirá para a produção de biodiesel, ração para suínos, produção de plásticos, tintas e lubrificantes para a indústria química. O Bandeirante sugere que as pessoas utilizem garrafa PET para armazenar o óleo, fazendo, assim, a retirada do meio ambiente de três produtos poluentes: o óleo usado, a própria garrafa PET e sua tampinha de plástico.

“Se descartados irregularmente, esses produtos são altamente poluentes ao meio ambiente”, disse o secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentado, Juliano Salomão, lembrando que não é correto jogar óleo de cozinha na pia ou no vaso sanitário.

“O óleo de cozinha acaba sendo jogado no ralo da pia ou mesmo nos vasos sanitários. Algumas pessoas colocam em algum recipiente vedado e descartam no lixo orgânico comum. Entretanto, todos esses métodos de descarte do óleo de cozinha usado são meios de contaminação do meio ambiente, podendo poluir as águas, o solo e até mesmo a atmosfera”, completou o secretario municipal de Meio Ambiente.

Texto e fotos: Tiago Lotto