07/12/2017
USP-Filarmônica apresenta concerto comemorativo aos 106 anos de Birigui nesta sexta-feira (8)

Birigui recebe pela primeira vez o concerto da USP-Filarmônica, orquestra e coral de alunos da USP (Universidade de São Paulo) de Ribeirão Preto. A apresentação, que acontece nesta sexta-feira, dia 8 de dezembro, às 18h, na Igreja Matriz, faz parte das comemorações do 106º aniversário de Birigui. A realização é da Prefeitura e a entrada é franca.

A orquestra fará uma homenagem ao maestro Antonio Passarelli, que dá nome a corporação musical do município, com a interpretação da música “O Biriguiense”, composição do maestro. Será executada também as canções “Salve Regina” e “Antífona de Nossa Senhora”, de José Joaquim Emerico Lobo de Mesquita, em louvor à Imaculada Conceição, padroeira da cidade.

Vinte e quatro músicos e 12 cantores do coral, entre alunos e convidados, estarão sob a regência do maestro Rubens Russomano Ricciardi. Durante a apresentação serão interpretadas ainda canções de natal e obras de Pixinguinha, Felix Mendelssohn Bartholdy, Giovanni Battista Pergolesi, Manuel Dias de Oliveira, além de Bach e Mozart.

Fundada em 2011, a USP-Filarmônica é a orquestra do Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP. Seus músicos são alunos de graduação bolsistas da pró-reitoria de Cultura e Extensão Universitária e da pró-reitoria de Graduação. Realiza a fusão entre a composição contemporânea do séculos XXI, a pesquisa musicológica e a interpretação/execução.

MAESTRO PASSARELLI

O maestro Antonio Passarelli nasceu em 11 de dezembro de 1889, em Castel Ruggero, Província de Salermo, na Itália. Migrou para o Brasil no começo do século 20 e começou a frequentar aulas de música e tornou-se regente. Em 1921, Passarelli muda-se para Birigui, a convite, para organizar uma banda de música, que recebeu diferentes denominações.

Nas comemorações do cinquentenário de Birigui, em 1961, por decreto do então prefeito Dr. Renato Cordeiro, o nome da corporação foi alterado para Corporação Musical Maestro Antonio Passarelli, em homenagem ao maestro pioneiro na regência da banda da cidade e que permaneceu 30 anos sob sua coordenação. O maestro faleceu em 1967.

Texto: Rafael Lopes

Foto: Divulgação/Tiago Araujo