07/12/2017
Sedecti lança Guia do Investidor com informações sobre o potencial econômico de Birigui

A Sedecti (Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação) lançou nesta semana o Guia do Investidor, que apresenta dados econômicos, projetos executados e em andamento e as oportunidades para negócios e investimentos no município. A ideia é usar o material para alavancar o desenvolvimento local.

O guia, que possui 36 páginas, foi apresentado ao prefeito Cristiano Salmeirão pelo secretário da Sedecti, Nelson Giardino. Também participaram do encontro o diretor de Desenvolvimento Industrial, Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Aurélio Barbosa de Souza e o diretor de Comércio, Pedro Marinho Belmonte.

Entre as informações sobre o município contidas no guia destacam-se o PIB (Produto Interno Bruto), o potencial de consumo, a geração de empregos formais, a evolução do número de empresas ativas, território e população, a participação dos setores produtivos na geração de empregos formais, a balança comercial municipal.

O documento traz ainda os principais produtos exportados, empresas exportadoras e os principais países compradores dos produtos exportados pela cidade. Além disso, o guia traz anexada duas importantes leis implementadas pela atual gestão municipal (Emprega Mais Birigui e Pró-Tecnologia), que favorecem a expansão da matriz econômica e a instalação de novas empresas.

POTENCIAL ECONÔMICO

Conforme Giardino, o guia será entregue para potenciais investidores e empreendedores. “Além do potencial industrial, o município se destaca também no ramo do agronegócio e no segmento comercial e de serviços. É a primeira vez na história que Birigui ganha um documento deste porte; material que será importante para o desenvolvimento econômico local”, afirmou.

“Temos desenvolvido projetos que visam a melhoria da qualidade de vida da população e a criação de um ambiente bastante favorável aos investidores nacionais e estrangeiros. As informações contidas no guia evidenciam o potencial da cidade para a geração de novos negócios e as oportunidades para a instalação de novas empresas”, destacou Salmeirão.

O material foi elaborado pelo Observatório de Inteligência Econômica da Sedecti, com base em fontes oficiais como: Ministério do Trabalho, Fundação Seade, IBGE, Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Banco Central do Brasil e Junta Comercial do Estado de São Paulo e da Prefeitura. Informações econômicas podem ser obtidas no site www.sedecti.org.

Texto e foto: Rafael Lopes