O maestro Antonio Passarelli, que dá nome a corporação musical do município, foi homenageado pela USP-Filarmônica de Ribeirão Preto, em concerto comemorativo ao 106º aniversário de Birigui. Inédita na cidade, a apresentação da orquestra aconteceu no feriado municipal do dia 8 de dezembro, na Igreja Matriz, que ficou lotada.
Prestigiaram o evento o prefeito Cristiano Salmeirão e a primeira-dama, Eliane Cristina Salmeirão, o reitor da USP, o biriguiense Marco Antônio Zago, o secretário de Cultura e Turismo, Elder Scanferla, o frei da Paróquia Imaculada Conceição, Décio Pacheco Bezerra, e Luiz Carlos e Silvio Passarelli, filhos de Antonio Passarelli.
Na homenagem, a orquestra interpretou a música “O Biriguiense”, uma das composições do maestro. Em seu discurso, Salmeirão falou da importância do maestro Antonio Passarelli para a história da cidade e lembrou que todo o acervo histórico da corporação está guardado na USP. Ele também agradeceu ao reitor da USP por presentear Birigui com a apresentação da orquestra.
PROGRAMA
Sob a regência do maestro Rubens Russomano Ricciardi, a orquestra executou as canções “Salve Regina” e “Antífona de Nossa Senhora”, de José Joaquim Emerico Lobo de Mesquita, em louvor à Imaculada Conceição, padroeira da cidade, além de obras de Pixinguinha, Giovanni Battista Pergolesi, Manuel Dias de Oliveira, Bartholdy, Bach e Mozart.
A apresentação teve como destaques as interpretações dos solistas Yuka de Almeida Prado e Fernanda Brussi (sopranos), Felipe Rissatti (contratenor), Luis Felipe Sousa (baixo), Felipe Toledo (fagote), Ed Lemos (acordeão), Fátima Carvisier (piano), José Gustavo Julião de Camargo (viola caipira) e Ivan Rodrigues (violino).
Fundada em 2011, a USP-Filarmônica é a orquestra do Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP. Seus músicos são alunos de graduação bolsistas da pró-reitoria de Cultura e Extensão Universitária e da pró-reitoria de Graduação. Realiza a fusão entre a composição contemporânea do século XXI, a pesquisa musicológica e a interpretação/execução.
Comunicação Prefeitura
Texto e fotos: Rafael Lopes
|