14/12/2017
Idosos atendidos pelos Cras e Creas participam de passeio no barco Odisséia, em Buritama

A Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social de Birigui, por meio dos Cras (Centros de Referência da Assistência Social) dos bairros Thereza Maria Barbieri, Jardim Estoril e Portal Pérola 2 e do Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), realizou na terça-feira (12), um passeio com idosos no barco Odisséia, em Buritama.

O passeio contou com a participação de aproximadamente 100 idosos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. O objetivo foi oportunizar aos participantes contato com novos espaços, interagirem com outros ampliando os espaços de convívio social, além de oferecer o acesso à diversão, cultura e o lazer.

O CRAS

O Centro de Referência de Assistência Social é a porta de entrada da Assistência Social. É um local público, localizado prioritariamente em áreas de maior vulnerabilidade social, onde são oferecidos os serviços de assistência social, com o objetivo de fortalecer a convivência com a família e com a comunidade. O atendimento ao público acontece de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h.

O CRAS 1 Linda Dias de Almeida fica na rua Ermano Zin, 647, Quemil. Informações: (18) 3641-4147 ou pelo e-mail cras.quemil@birigui.sp.gov.br. O CRAS 2 Palmira Baptista de Oliveira Albani fica na rua Pedro Bernabé, 101, Thereza Maria Barbieri. Informações: (18) 3641-5144 ou pelo e-mail cras.bandeirante@birigui.sp.gov.br. O CRAS 3 Daria Brambila do Nascimento fica na rua Padre Geraldo Goseling, 1176, Jd Estoril. Informações: (18) 3641-3956 ou pelo e-mail cras.laluce@birigui.sp.gov.br. O CRAS 4 Orlanda Macarini Palácio fica na rua Valério Anhê Ribalta, 730, Portal da Pérola 2. Informações: (18) 3634-1079 ou pelo e-mail: cras4@birigui.sp.gov.br.

O CREAS

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social é a unidade pública estatal de abrangência municipal que tem como papel oferecer o trabalho social especializado no SUAS (Sistema Único de Assistência Social) a famílias e indivíduos em situação de risco pessoal ou social, por violação de direitos.

Sendo assim, a instituição tem por objetivo ofertar ações especializadas de orientação, proteção e acompanhamento psicossocial e jurídico individualizado a idosos, portadores de necessidades especiais, mulheres, crianças e adolescentes, em situação de ameaça ou violação de direitos. O Creas atende na rua Paraná, s/nº, no bairro Vila Moimaz. Telefone: (18) 3644-4406.

Texto: Rafael Ribeiro