15/12/2017
Meio Ambiente: Birigui é destaque no 35ª edição do Prêmio ECO de Sustentabilidade

O município de Birigui foi destaque na 35ª edição do Prêmio ECO de Sustentabilidade, criado pela AMCHAM (Câmara Americana de Comércio) para distinguir e reconhecer empresas que adotam as melhores práticas sustentáveis em processos, produtos ou serviços, visando a construção de uma sociedade mais justa e próspera, focando a preservação do meio ambiente.

A Arcos Dorados, maior franquia independente do McDonald’s no mundo, recebeu o prêmio ECO 2017 pela implantação do projeto ‘Centros de Desenvolvimento Sustentável para a Comunidade’, baseado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU). O projeto foi implantado esse ano no McDonald´s Birigui e tem o objetivo de transformar os restaurantes McDonald’s da América Latina em centros de disseminação do desenvolvimento sustentável. A Prefeitura Municipal é parceira da ação.

“O projeto faz do restaurante um centro de sustentabilidade e a parceria com a administração municipal visa aumentar o alcance da iniciativa. São quatro módulos de trabalho: orientação para a gestão de resíduos sólidos, plantio de árvores no entorno do restaurante, educação para a sustentabilidade e educação executiva”, explica o diretor de Desenvolvimento Sustentável da Arcos Dorados, Leonardo Lima.

As informações sobre esses temas ficam disponíveis no próprio McDonald’s e podem ser acessadas pelos clientes por meio de um QR code. As lojas também recebem folhetos para colorir, com mensagens sobre sustentabilidade. Até hoje, já foram distribuídos mais de 1 milhão desses folhetos.

Para educar sobre os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU foram criados gibis pelo Instituto Mauricio de Sousa, em parceria com a organização humanitária internacional Aldeias Infantis SOS Brasil, que atua há 50 anos no país defendendo o direito de crianças e jovens. As historinhas com as personagens da Turma da Mônica são focadas em desenvolvimento sustentável e foram materiais importantes na formação dos alunos de Birigui, cidade piloto do projeto.

“A cada dia, mais de 2 milhões de clientes visitam nossos restaurantes no Brasil, o que transforma nossas unidades em excelentes pontos para compartilhamento de informações sobre desenvolvimento sustentável. Após o lançamento em Birigui, estamos preparando a expansão do programa para a cidade de Araçatuba. Nosso objetivo é expandir para todo o país”, frisou Leonardo Lima.

PREFEITO NA PREMIAÇÃO - A convite do diretor de Desenvolvimento Sustentável da Arcos Dorados, Leonardo Lima, e do empresário biriguiense Maurício Barbeiro, o prefeito de Birigui, Cristiano Salmeirão, participou do cerimonial de entrega do prêmio ECO 2017, que ocorreu na última quarta-feira (13/12) em São Paulo, na AMCHAM. O chefe do Executivo esteve acompanhado pelo Diretor de Comunicação Social da Prefeitura de Birigui, Tiago Lotto.

“A Prefeitura de Birigui está muito satisfeita com a parceria firmada com o McDonald´s. Essa premiação de reconhecimento pelo projeto Centros de Desenvolvimento Sustentável para a Comunidade mostra que estamos no caminho certo para promover a educação ambiental e práticas que visam cuidar da natureza. Parabéns aos envolvidos, parabéns aos profissionais do McDonald´s Birigui, loja pioneira da ação. Que outras lojas possam disseminar e implantar esse importante projeto” comentou o prefeito Cristiano Salmeirão.

Texto: Tiago Lotto e AI da Arco Dorados

Fotos: Tiago Lotto