15/12/2017
CONAPE/CONAE - Conselho Municipal de Educação realiza “Encontro de Segmentos”

O Conselho Municipal de Educação de Birigui realizou nesta sexta-feira, dia 15 de dezembro, o “Encontro de Segmentos”, evento que teve como objetivo escolher delegados que farão parte de uma comitiva para representar o município no III CONAPE/CONAE – Intermunicipal Araçatuba/Andradina, que será realizado no dia 3 de fevereiro de 2018, na cidade de Andradina.

Com o tema “Implementar os Planos de Educação é defender uma educação pública de qualidade social, gratuita, laica e emancipadora”, o encontro ocorreu no Auditório da Secretaria Municipal de Educação, reunindo vários profissionais do setor, representantes de órgãos de classe, de escolas públicas e privadas, creches, universidades, pais e alunos.

“Foi um encontro bastante produtivo, que debateu a qualidade na educação”, falou o presidente interino do Conselho Municipal de Educação, Tadeu Luciano Seco Saravalli, que no evento recepcionou o prefeito de Birigui, Cristiano Salmeirão, a secretária municipal de Educação, Áurea Esteves Serra, o presidente da Câmara Municipal, vereador Vadão da Farmácia, a coordenadora executiva do III CONAPE/CONAE, Sandra Zen, e demais autoridades presentes.

Usando a palavra, o prefeito destacou a importância da participação da comunidade nas ações promovidas pelo conselho, pela prefeitura e demais entidades que atuam na Educação. “A participação da sociedade é fundamental na luta por uma educação de qualidade. Como professor e prefeito municipal, entendo que este tipo de evento é de extrema importância para a construção de um mundo melhor. Através da Educação temos condições de mudar a realidade das pessoas, de uma cidade, de um país”, comentou o chefe do Executivo.

A realização do Encontro de Seguimentos atende chamado do Fórum Estadual de Educação de São Paulo (FEESP), que iniciou os preparativos para a realização do CONAPE 2018 (Conferência Nacional Popular de Educação) e da CONAE 2018 (Conferência Nacional de Educação).

Uma comitiva de Birigui foi eleita para representar o município em Andradina, no dia 3 de fevereiro de 2018, quando ocorre o CONAE Intermunicipal.

Texto: Tiago Lotto

Fotos: Tiago Mariano