18/12/2017
MÃE NATUREZA - Secretaria do Meio Ambiente realiza transplante de ipê-verde

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentado realizou uma ação inédita na área urbana do município: fez o primeiro transplante de um ipê-verde (Cybistax antisyphilitica) na cidade. O ipê-verde é uma raridade no espaço urbano de Birigui.

A operação ocorreu em setembro e, passado três meses de possível rejeição, a equipe técnica da Prefeitura de Birigui analisa que o primeiro transplante de ipê-verde realizado no município foi um sucesso.

Segundo os profissionais da pasta, a árvore seria erradicada por estar localizada onde será construído alicerce para um alambrado, localizado no Jardim Klayton. Os proprietários do espaço protocolaram ofício na Prefeitura Municipal solicitando a retirada da árvore.

“Entramos em contato com os proprietários do imóvel, explicamos a importância da espécie e conseguimos o apoio necessário para substituir o pedido de erradicação pela autorização de transplante para o Viveiro Municipal” explicou o secretário municipal de Meio Ambiente, Juliano Salomão.

De acordo com ele, o transplante de árvores adultas é muito difícil, exige um custo alto, além do grande risco de fracasso. “Com o objetivo de preservar o exemplar, a equipe técnica da Secretaria iniciou estudos para a realização do transplante da árvore”, disse o engenheiro ambiental Rafael Polizel, membro da equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

“O principal objetivo foi preservar espécie, que servirá, no futuro, de banco de sementes para produção de mudas”, salientou Polizel.

A operação contou com apoio de vários servidores municipais e serviços de terceiros, custeado pelo proprietário do imóvel. A equipe de Meio Ambiente estudou vários aspectos, entre eles a posição do ipê-verde com relação ao sol, o melhor local de destino e traçou estratégias para a execução do serviço.

“Realizamos inicialmente o corte do solo, mantendo aproximadamente 1 metro cúbico de terra junto às raízes do ipê. A operação foi muito delicada, pois se o torrão desmoronasse perderíamos todo o trabalho”, disse o diretor municipal de Meio Ambiente, Jefferson Rabal.

Segundo ele, o ipê tem cerca de 8 metros de altura e exigiu um cuidado especial para o transplante. “Foi um trabalho complicado, porém obtivemos sucesso”, frisou.

Além da Secretaria de Meio Ambiente, a operação contou com apoio da Secretaria de Segurança Pública, por meio da Guarda Municipal, da equipe de podas, equipe de terraplanagem e equipe de guincho da Secretaria de Serviços Públicos, Água e Esgoto.

CONHEÇA – O ipê-verde é uma excelente árvore utilizada na arborização urbana, pode ser plantada em calçadas, canteiros centras, praças e áreas verdes. Possui raízes pivotantes, é uma árvore de médio porte (6 a 18 metros de altura), em geral com tronco tortuoso e de casca grossa, características de árvore do Cerrado.

É uma espécie de germinação fácil, porém com desenvolvimento lento. “Como Birigui é uma cidade que está em uma região de transição do bioma Mata Atlântica para o Cerrado, o ipê-verde é uma excelente escolha para plantio em todos os bairros”, completou o diretor de Meio Ambiente, Jeferson Rabal.

Texto: Tiago Lotto e equipe do Meio Ambiente

Fotos: Cedidas pela equipe da Secretaria do Meio Ambiente