19/12/2017
Equipe da FDE promove em Birigui capacitação aos gestores da área de educação

A Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE) promoveu em Birigui nesta segunda-feira, dia 18, uma capacitação de diretores de escolas da rede municipal que utilizarão o sistema via internet de aquisição de itens da Rede de Suprimentos da FDE.

A FDE é responsável por viabilizar a execução das políticas educacionais definidas pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, implantando e gerindo programas, projetos e ações destinadas a garantir o bom funcionamento, o crescimento e o aprimoramento da rede pública estadual de ensino.

A capacitação em Birigui contou com a presença do presidente da FDE, João Cury Neto, do prefeito de Birigui, Cristiano Salmeirão, da secretária municipal de Educação, Áurea Esteves Serra, da secretária adjunta de Educação, Meiriane Beltran, da dirigente regional de Ensino, Sonia Maria Santana de Abreu, do gestor de convênios da Secretaria Municipal de Educação, Tadeu Saravalli, entre outros profissionais da educação.

Além do presidente da Fundação, também estiveram presentes em Birigui os assessores Rubens Mandetta e Mércia Esteves Lima, que forneceram detalhes técnicos da utilizarão o sistema via internet de aquisição de itens da Rede de Suprimentos da FDE.

“Mudanças positivas ocorreram, permitindo a inclusão dos municípios paulistas como participantes dos procedimentos do Sistema de Registro de Preços realizados por órgãos públicos estaduais”, explicou a secretária de Educação de Birigui, Áurea Esteve Serra.

“Esse novo modelo de cooperação entre o Governo do Estado e os municípios paulistas também permite uma saudável mudança da cultura organizacional ao gerar economia e aprimorar a gestão dos processos internos de aquisição. Além disso, diminui o problema do estoque, minimizando também custos com a elaboração e publicação de editais e o número de servidores envolvidos em processos licitatórios”, disse o presidente da FDE, João Cury.

“Tivemos um encontro muito produtivo. Agradeço aos profissionais da Secretaria de Educação que estiveram presentes na capacitação. Essa aproximação da Prefeitura de Birigui com a PDE é extremamente importante para somar forças na busca de melhorias na educação”, completou a secretária Áurea Esteves Serra. A capacitação ocorreu no auditório da Secretaria Municipal de Educação.

CONVÊNIO - Após a capacitação, o prefeito Cristiano Salmeirão e o presidente da FDE assinaram convênio para a participação do município de Birigui na aquisição de itens da Rede de Suprimentos da Fundação. O convênio é autorizado por Lei Municipal. Na última sexta-feira, dia 15, o município de Birigui também assinou convênio para aquisição de kit escolar, que será fornecido em 2018 pela Prefeitura de Birigui.

Texto e fotos: Tiago Lotto