27/12/2017
Prefeito participa de assembleia do Comitê de Bacia Hidrográfica do Baixo Tietê (CBH-BT)

O prefeito de Birigui, Cristiano Salmeirão, participou da assembleia geral ordinária do Comitê de Bacia Hidrográfica do Baixo Tietê (CBH-BT) que tratou sobre os critérios para hierarquização dos projetos que pleiteiam recursos junto ao Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro) para o ano de 2018.

O encontro ocorreu na cidade de Araçatuba, no último dia 22, na AEAN (Associação dos Engenheiros e Arquitetos da Alta Noroeste). Os trabalhos da assembleia foram conduzidos pelo secretário executivo do Comitê, engenheiro Luiz Otávio Manfré.

O chefe do executivo biriguiense esteve acompanhado do diretor de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentado, Jefferson Rabal.

Um dos principais tópicos da assembleia foi o teto estipulado pelo Comitê para o pleito dos recursos. A partir de 2018 os municípios ou entidades (órgãos de classe) que pleitearem recursos deverão respeitar o limite de R$ 600 mil.

Durante o encontro, o prefeito Cristiano Salmeirão disse que todas as ações desenvolvidas pelos municípios são ações que contribuem - como um todo - para a melhoria da qualidade ambiental de toda a Bacia. “Cada recurso investido nas cidades traz benefícios para toda a bacia hidrográfica. O Ribeirão Baixotes ganha quando trabalhamos em teia, em conjunto. Sendo assim, o meio ambiente como um todo ganha, proporcionando um meio ambiente com mais qualidade para os moradores das cidades envolvidas”, comentou o prefeito de Birigui.

CONHEÇA - O CBH Baixo Tietê foi instalado em 26/08/1994, em assembleia realizada em Penápolis, sendo o segundo Comitê a ser criado no Estado de São Paulo, em atenção à demanda da sociedade civil.

É composto por plenária tripartite de 45 membros que representam 42 municípios da foz do Rio Tietê, estando sua sede no DAEE em Birigui, local da Secretaria Executiva.

Com área de 15.471 km² e 800 mil habitantes, a região do CBH-BT abrange as hidrelétricas de Nova Avanhandava e Três Irmãos, reunindo imenso potencial turístico e disponibilidade de água. É servida por rodovias, hidrovia e universalização do saneamento básico para 99,5% da população, com tratamento de 95% dos esgotos gerados.

O CBH-BT realiza a cobrança pelo uso dos recursos hídricos desde 01/01/2013, aprovada pelo Decreto 56.504 de 09/12/2010.

Assessoria de Imprensa/Tiago Lotto