17/01/2018
ATLETISMO: jovens biriguienses participam de treinamento avançado com técnico cubano

Dois jovens da escolinha de atletismo da Prefeitura de Birigui estão participando de um treinamento avançado que começou no último dia 15 de janeiro e segue até o próximo dia 19. O evento é promovido pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAT) e acontece na cidade de Bragança Paulista, reunindo atletas de várias regiões do Brasil.

Os atletas Eduardo Augusto, de 15 anos, e Bruno Henrique, de 17 anos, viajaram com o professor Edson Miguel, técnico de atletismo da Prefeitura de Birigui.

De acordo com o professor, os treinos acontecem do Centro de Treinamento Nacional da CBAT e estão sendo ministrados pelo técnico cubano Julian Maloy, junto com uma equipe multidisciplinar formada por psicólogo, nutricionista, fisiologista, médico e fisioterapeuta.

“Essa equipe de profissionais avalia cada detalhe dos atletas, visando melhorar o desempenho técnico dos participantes. O principal objetivo dos treinos é qualificar as revelações do atletismo brasileiro”, explicou o Edson Miguel, que este ano completa 25 anos como concursado da Prefeitura de Birigui.

Edson Miguel é um dos principais nomes do atletismo brasileiro na modalidade arremesso de peso. Quando atleta, conquistou vários títulos: bicampeão sul-americano na Argentina (97); Campeão sul-americano na Colômbia (99); terceiro lugar no Campeonato Sul-Americano do Brasil (2001); foi 5 vezes campeão brasileiro de arremesso de peso, além de um quarto lugar na Pan Americano do Canadá (99).

Texto: Tiago Lotto