17/01/2018
Prefeitura lança o ‘Caminho Suave’, programa de recuperação de ruas e avenidas de Birigui

A Prefeitura de Birigui lançou nesta quarta-feira, dia 17 de janeiro, o Programa Caminho Suave, que prevê a recuperação e conservação da malha viária da cidade. Os serviços tiveram início com o recapeamento asfáltico na rua XV de Novembro, entre as ruas Emilia Crem dos Santos e a Dr. Arthur Cordeiro, no bairro Vila Xavier.

O investimento na recuperação do trecho de 1.724,89 metros quadrados é de pouco mais de R$ 53 mil, com recursos do Ministério das Cidades e do município. A obra é executada pela empresa Consdon Engenharia e Comércio, vencedora da licitação. Além do recape com material CBUQ (Concreto Betuminoso Usinado a Quente), o serviço inclui ainda sinalização da rua.

Conforme o prefeito Cristiano Salmeirão, que vistoriou o início do recape na Vila Xavier, o programa municipal na área de infraestrutura urbana será realizado em quatro fases, contemplando ruas e avenidas de diversos bairros do munícipio até dezembro deste ano. Dentro do projeto estão previstos recapeamentos, tapa-buracos, pavimentações e reperfilamentos asfálticos.

FASES

Na primeira fase do Programa Caminho Suave, que inclui a XV de Novembro, serão investidos mais de R$ 625 mil, com recursos de convênios com o Ministério das Cidades e a Casa Civil do Estado de São Paulo, além de contrapartida do município. Serão recapeadas vias dos bairros Cidade Jardim, João Crevelaro, Thereza Maria Barbieri e Izabel Marin.

Além disso, será feita a pavimentação asfáltica da rua Dr. Durval Tanaka, no Novo Parque São Vicente, única via do bairro ainda de terra. Os recapes no Cidade Jardim e João Crevelaro terão início nos próximos dias. Já para os demais serviços falta a emissão da ordem de serviços, o que deve ocorrer em breve.

Na segunda fase do programa municipal serão investidos mais de R$ 2,6 milhões no recapeamento asfáltico de 41 ruas e avenidas de cinco bairros, totalizando mais de 57 mil metros quadrados. Serão contemplados os bairros Cidade Jardim, Vila Xavier, João Crevelaro, Vila Guanabara e Jandaia. O projeto está em fase de licitação.

Já na terceira e quarta fases serão empregados, respectivamente, recursos próprios e o empréstimo de R$ 20 milhões que será contratado com a CEF (Caixa Econômica Federal). Neste último caso, a prefeitura aguarda autorização da instituição financeira para firmar o convênio. Os projetos, com os bairros que serão beneficiados, estão sendo elaborados pela administração.

“Mais de 90% das ruas da cidade estão em estado de conservação precária e necessitam de melhorias. Com o Programa Caminho Suave, vamos realizar obras de recuperação asfáltica em todos os bairros do município”, afirmou o prefeito Cristiano Salmeirão. “Em 2017, focamos na saúde, e 2018 será o ano da infraestrutura urbana”, completou.

Texto e fotos: Rafael Lopes