29/01/2018
Profissionais da Secretaria de Educação participaram de curso na cidade de Pompéia

Diretores, orientadores pedagógicos e coordenadores da rede municipal de ensino representaram a Secretaria Municipal de Educação em um Encontro de Formação Continuada realizada no último dia 23 de janeiro, na cidade de Pompéia/SP.

O encontro faz parte das ações de expansão do programa “A União faz a Vida”, parceria celebrada entre a Prefeitura de Birigui, por meio da Secretaria Municipal de Educação, com a Cooperativa Sicredi Alta Noroeste/SP.

O programa objetiva a promoção dos princípios de cooperação e cidadania, a partir da formação continuada de professores para o trabalho com a Pedagogia de Projetos. “Espera-se oportunizar situações de aprendizagem aos alunos que promovam a democracia e o espírito científico por meio da cooperação, da humanização e da pesquisa”, explicou o formador nacional do programa, professor Ricardo Casco.

Segundo ele, desde muito cedo as crianças podem fazer investigações e descobertas que promovam o avanço de seus conhecimentos, tornando o trabalho com os conteúdos curriculares muito mais rico e significativo, uma vez que começam a decifrar o mundo em que vivem e desenvolvem o prazer em conhecer.

A proposta do programa é uma forma de ensinar e aprender que parte das dúvidas surgidas em situações dentro da própria escola ou de seu entorno. Durante a organização das ações em seus projetos de pesquisa, as crianças aprendem a tomar decisões coletivas e a cooperar entre si para o alcance de seus objetivos.

A programação do evento em Pompéia contou com a mediação do professor Ricardo Casco, a partir da qual os gestores puderam se apropriar de informações, embasamento teórico e metodologia do programa “A União faz a Vida”.

Durante o evento, as cidades que contam com o “A União faz a Vida” divulgaram os projetos (e projetos-piloto) que estão sendo desenvolvidos nas escolas das cidades de Birigui, Penápolis, Dracena e Pompéia.

COMUNICAÇÃO PREFEITURA

Secretaria Municipal de Educação