A Secretaria Municipal de Educação promoveu na noite desta quinta-feira, dia 1º de fevereiro, no auditório do Sinbi, Aula Inaugural do ano letivo de 2018. A palestra “Criatividade na Educação – A arte de imaginar e realizar o futuro” foi ministrada pelo especialista em projetos de criatividade empresarial, comunicação e marketing, Jean Sigel.
As aulas na rede municipal de ensino começam dia 5 de fevereiro, próxima segunda-feira. A Aula Inaugural reuniu profissionais da Educação, autoridades e profissionais do Programa A União Faz a Vida, da Sicredi (parceira da Prefeitura de Birigui na realização do programa no município). A palestra de Jean Sigel foi uma cortesia da Sicredi.
O palestrante trouxe aos presentes suas experiências de trabalhos realizados em Londres, na Suíça e em países da América Latina. Com vinte anos de experiência em marketing e inovação, abordou que à medida que crescemos, somos condicionados a limitar nossas possibilidades e a restringir oportunidades.
“Nos Estados Unidos, uma pesquisa aponta que a criatividade nas escolas está diminuindo. Pouco tempo para o lúdico e escolas com velhos padrões contribuem para que a inovação não aconteça. Precisamos sair do conforto, aceitar que o mundo é outro, aceitar que as mudanças acontecem”, falou o palestrante.
Segundo Sigel, 1.500 diretores executivos de 60 países indicam a criatividade como competência número 1 para os líderes atuais. “Temos que errar mais. Ou aceitamos a mudança, ou o mundo muda sem a gente. As pessoas, os alunos, são os ‘motores’ da inovação. Na Educação, precisamos estimular a capacidade criativa dos alunos. Imaginar é diferente de pensar. A imaginação é o primeiro passo para um novo projeto, para uma mudança”, salientou.
“Nas escolas precisamos dar espaço para a exploração e espaço para a construção. Primeiro os alunos imaginam, depois criam e, na sequência, a inovação acontece”, falou Jean durante a palestra.
Segundo o professor, as pessoas (e os professores) precisam colocar em prática 5 hábitos criativos:
1-Adaptação (não é o mais forte que sobrevive, mas o mais adaptado).
2-A arte de fazer perguntas (o educador deve questionar e desafiar seus alunos, incentivar diferentes tentativas/maneiras).
3- A cabeça do outro (pensar com a cabeça do outro. O professor mentor deve pensar com a cabeça de seus alunos).
4-Escute e estimule a intuição (erre mais, não se apavore com erros. Incentivar mais erros, pois são novas tentativas que trazem aprendizados).
5-Comunique-se verdadeiramente (não há inovação sem comunicação. O professor deve se esforçar para ser um grande comunicador, sendo polinizadores de ideias).
Sigel acredita que temos que aplicar, de forma simples e prática, as técnicas do pensar criativo, resgatando e ensinando os principais hábitos, que deixamos de utilizar, para podermos gerar ideias no dia a dia e saber colocá-las em prática.
“Tivemos uma palestra maravilhosa, com uma enorme interação com a plateia. O palestrante apresentou dicas importantíssimas de criatividade na Educação. Obrigado Sicredi, obrigado professor Jean Sigel. Nossa Aula Inaugural foi um sucesso”, comentou a secretária municipal de Educação, Áurea Esteves Serra.
Comunicação Prefeitura
Assessoria de Imprensa
Texto e fotos: Tiago Lotto
|