O prefeito de Birigui, Cristiano Salmeirão, participou na tarde desta segunda-feira, dia 5 de fevereiro, em São Paulo, do Simpósio Ranking ABES da Universalização do Saneamento, promovido pela ABES (Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental). Após as palestras do evento, houve premiação aos 14 municípios do País com melhor saneamento básico.
Em estudo realizado ano passado pela ABES, foram avaliados 231 municípios nos quesitos abastecimento de água, coleta de esgoto, tratamento de esgoto, coleta de lixo e destinação de resíduos. Os municípios foram classificados em três categorias: Rumo a Universalização, Compromisso com a Universalização e Primeiros passos para a Universalização. Birigui foi destaque na faixa Rumo a Universalização, atendendo indicadores de saneamento como água tratada; coleta e tratamento do esgoto; coleta de lixo e disposição adequada de lixo.
O ranking avalia as condições do saneamento em relação à universalização nas cidades brasileiras com mais de 100.000 habitantes. Birigui está em segundo lugar entre as cidades da categoria Rumo a Universalização.
A Lei Nacional de Saneamento Básico (11.445/2007) definiu a universalização do saneamento como um dos seus princípios fundamentais, conceituando-a como “ampliação progressiva do acesso de todos os domicílios ocupados ao saneamento básico”, questão diretamente ligada aos direitos básicos de saúde e moradia, garantidos pela Constituição Federal.
DESTAQUE - A pesquisa da ABES aponta que Birigui conta com 100% de abastecimento de água, coleta de todo o esgoto produzido, além de coleta total de lixo e destinação de resíduos sólidos.
“É fruto do trabalho sério e competente da Secretaria de Serviços Públicos, Água e Esgoto, da Secretaria de Meio Ambiente, Secretaria de Obras e demais secretarias que contribuem para uma gestão municipal de qualidade, comprometida com a população”, comentou o prefeito Cristiano Salmeirão.
O chefe do Executivo recebeu a honraria do presidente nacional da ABES, Roberval Tavares de Souza. “Essa premiação é de todos os servidores da Prefeitura de Birigui, que trabalham diariamente em busca de uma cidade melhor”, comentou Cristiano Salmeirão.
Antes da premiação, o prefeito de Birigui e o secretário adjunto de Serviços Públicos, Água e Esgoto, Marcos Albano, participaram de debates com especialistas da área de saneamento ambiental e saúde, que discutiram o tem a Universalização do Saneamento. A Prefeitura de Birigui integra um grupo de estudos denominado “Rumo a universalização”.
COMUNICAÇÃO PREFEITURA
Assessoria de Imprensa
Texto: Tiago Lotto
Fotos: Piaca/Prefeitura de Birigui
|