19/02/2018
Prefeito reúne Comitê de Mobilização, Prevenção e Combate à Dengue, Zika e Chikungunya

O Comitê Permanente de Mobilização, Prevenção e Combate à Dengue, Zika e Chikungunya esteve reunido na manhã desta segunda-feira, dia 19 de fevereiro, quando recebeu na sede da Secretaria Municipal de Saúde representantes de entidades, órgãos de classe, líderes religiosos, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, entre outros.

Em reunião oficial aberta pelo prefeito de Birigui, Cristiano Salmeirão, o encontro serviu para tratar de medidas de prevenção e combate ao mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya, além de tratar de ações de combate as espécies de arbovírus, principalmente os que causam doenças em seres humanos.

O Comitê Permanente foi instituído em maio de 2017, por decreto de autoria do prefeito Cristiano Salmeirão. Ele preside o Comitê, tendo como vice-presidente do Secretário Municipal de Saúde, Gilmar Trecco Cavaca.

Além dos profissionais da Secretaria Municipal de Saúde, estiveram presentes na reunião os secretários Ivan Ribeiro (Esportes e Lazer), Áurea Esteves Serra (Educação), Adonai Brum da Silva (Finanças) e Eliane Cristina Salmeirão (Assistência e Desenvolvimento Social) . Depois da fala do prefeito, os trabalhos foram conduzidos pelo Diretor da Vigilância Sanitária de Birigui, Ricardo Oliveira.

“Este comitê tem papel importantíssimo de combate ao mosquito Aedes aegypti. Peço a ajuda de todos para uma grande força tarefa municipal. A Prefeitura de Birigui já está atuante com limpezas, porém vou determinar que cada secretaria municipal promova sua força-tarefa após este período chuvoso”, falou o prefeito.

LIRAA - O primeiro Liraa (Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti) de 2018 foi realizado entre os dias 1º e 15 de janeiro. O percentual apurado, de 10,2%, está acima do recomendado pelo Ministério da Saúde, de até 1%.

“Agentes comunitários de saúde e de combate a endemias, além de supervisores, realizam visitas constantes nas residências da cidade. No último dia 14 os trabalhos foram nos bairros Cidade Jardim e Vila Bandeirante. Temos que aumentar o trabalho. Temos que contar com o apoio das entidades, órgãos de classe, indústrias, comércio, enfim, de todos os setores da sociedade”, pediu o prefeito no encontro.

As ações deste comitê englobam execução de plano de contingência contra o mosquito, ações de prevenção e controle e desenvolvimento de práticas educativas envolvendo a sociedade como um todo.

Na reunião, o prefeito de Birigui lembrou que a administração registrou em março de 2017 uma diminuição de aproximadamente 98% do número de casos positivos de dengue na cidade(comparação dos três primeiros meses de 2016 com os três primeiros meses de 2017).

“Quando o número de casos diminui é porque o trabalho competente está sendo feito. Vamos, novamente, unir forças para continuar combatente o mosquito Aedes”, completou Salmeirão.

COMUNICAÇÃO PREFEITURA

Texto e fotos: Tiago Lotto