05/03/2018
Secretaria de Educação de Birigui inicia discussão sobre Base Nacional Comum Curricular

A Secretaria Municipal de Educação de Birigui, por meio da Oficina Pedagógica, iniciou na última quinta-feira, dia 1º de março, a formação continuada com os profissionais da rede municipal de ensino. O assunto debatido foi sobre a BNCC (Base Nacional Comum Curricular).

O documento estabelece o conjunto de aprendizagens essenciais e indispensáveis a todos os estudantes das diversas etapas da Educação Básica, e orientará as políticas educacionais, especialmente na elaboração e readequação dos currículos e das propostas pedagógicas das unidades escolares.

Os coordenadores e orientadores pedagógicos das Escolas Municipais e dos Centros de Educação Infantil deram início à discussão do documento a partir de reflexões propostas pelos profissionais da Oficina Pedagógica sobre os marcos legais que balizaram a elaboração da BNCC, os fundamentos pedagógicos e as competências gerais a serem desenvolvidas por todos os estudantes.

A formação abordou também aspectos específicos da Educação Infantil. A BNCC será o foco das ações formativas de 2018 e a proposta é que os gestores encaminhem já na próxima semana momentos de formação continuada nas unidades escolares, incluindo o dia “D” que ocorrerá no dia 6, proposto com o objetivo de envolver todos os profissionais da educação do país nessa discussão.

Texto e fotos: Secretaria de Educação