A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentado está realizando plantio estratégico de árvores em praças públicas de Birigui.
Espécies adequadas para os espaços públicos estão sendo plantadas para aumentar a cobertura vegetal no município, que está abaixo do indicado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
Segundo a OMS, a cobertura vegetal da cidade deve ser de 12 metros quadrados por habitantes.
“Birigui está numa das regiões mais quentes do Estado de São Paulo e os efeitos que uma boa arborização produz são imensuráveis. As árvores são verdadeiras bombas d'águas”, justificou o Diretor do Departamento de Desenvolvimento Sustentado e Educação Ambiental, Jefferson Rabal,
Durante o mês de fevereiro, a Secretaria de Meio Ambiente plantou quase 150 mudas de árvores. As espécies plantadas foram Sibipiruna, Jacarandá, Pau-Brasil, Jequitibá, Resedá, Angico, Farinha-Seca, Coração-de-Negro, entre outras espécies nativas.
A ação de enriquecimento de árvores já visitou onze praças de Birigui. A praça que mais recebeu muda foi a Raul Cardoso, que fica no Parque da Estação Ferroviária.
Na última semana, com apoio da Secretaria de Serviços Públicos e Setor de Hortas Comunitárias, foram plantadas 80 mudas de árvores na praça Raul Cardoso.
O Secretário Municipal de Meio Ambiente, Juliano Salomão, ressalta que a melhoria na arborização reflete diretamente na saúde pública.
“As árvores retém a poeira suspensa no ar e reduz a temperatura, melhorando a qualidade de vida da população” comentou Salomão.
PROJETO BIRIGUI SUSTENTÁVEL – Arborização Urbana
O plantio nas praças integra o Projeto Birigui Sustentável, que tem por objetivo melhorar a arborização do município.
A Secretaria de Meio Ambiente produziu um panfleto, que está sendo entregue para a população. O panfleto traz orientações sobre o plantio e sobre a manutenção das mudas de árvores para calçadas, distribuídas gratuitamente aos munícipes.
Para retirar uma muda gratuitamente, basta visitar a sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentado, que atende na rua Siqueira Campos, 362, Centro.
Após receber a autorização, a retirada da muda é feita no Viveiro Municipal, que fica na rua Fernando Castilho, s/n.º, no Jardim Ipê.
O horário de atendimento da Secretaria de Meio Ambiente é das 7h30 às 17 (não fecha para o almoço). Já o horário de atendimento do Viveiro Municipal é das 8h às 16h30 (não fecha para o almoço).
COMUNICAÇÃO PREFEITURA
Assessoria de Imprensa
|