A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentado fez o plantio de mais cem mudas de ipês branco e roxo às margens do córrego Biriguizinho, na avenida João Cernach, na manhã desta quinta-feira, dia 22 de março. A ação ocorreu em comemoração ao Dia Internacional da Água. O objetivo da pasta é a formação da mata ciliar no local.
Participaram do plantio alunos da escola estadual Vicente Felício Primo, que promoveram também a distribuição de panfletos no entorno da unidade escolar, que fica na Vila Giampietro, para sensibilizar os moradores sobre a importância da água preservação e conservação do Biriguizinho, um dos principais córregos do município.
O secretário de Meio Ambiente, Juliano Salomão, disse que a meta é plantar mil mudas, formando um “corredor de ipês” nas duas margens do córrego. “O plantio de árvores melhora a qualidade do ar e da sensação térmica, ajuda a reter água no solo e a proteger o ciclo da água, além de deixar o local mais florido e colorido”, destacou.
No último domingo (18), a secretaria e a ONG AGA Brasil (Associação do Grupamento Ambientalista) realizaram o plantio de 208 mudas de ipês amarelo e rosa na margem do córrego. O plantio seguirá nos próximos dias. O trabalho integra o projeto Birigui Sustentável, que tem como proposta tornar a cidade mais arborizada.
SEMANA DA ÁGUA
O plantio compõem a programação da Semana Municipal da Água, que segue até esta sexta-feira (23). As atividades são promovidas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentado, Sesc Birigui, Ong AGA Brasil, Secretaria Municipal de Educação e Secretaria Estadual de Educação (veja abaixo a programação desta quinta e sexta-feira).
Quinta-feira, dia 22
19h – Agroflorestar e fazer água
Atividade: Propõe uma experiência viva de aprendizagem e redescobrimentos dos princípios da resiliência e busca da terra por estágio de abundância.
Local: Sesc Birigui – rua Manoel Domingos Ventura, 121, Vila Xavier.
Sexta-feira, dia 23
10h – Leis que protegem as águas
Atividade: O Conselho Municipal de Meio Ambiente organiza uma roda de conversa com a sociedade sobre as leis que protegem as águas e sua aplicação.
Local: Auditório da Casa de Cultura “Cristina Calixto” – rua Siqueira Campos, 362, Centro.
15h – Águas de Birigui
Atividade: A Secretaria de Meio Ambiente, em parceria com a Secretaria de Saúde, realiza capacitação com os agentes comunitários de saúde sobre a importância das águas do município, usos e desafios.
Local: Auditório da Casa de Cultura “Cristina Calixto” – rua Siqueira Campos, 362, Centro.
19h – Exibição do filme: A lei da água
Atividade: O documentário mostra como a lei impacta diretamente a floresta e, assim, a água, o ar, a fertilidade do solo, a produção de alimentos e a vida de cada cidadão.
Local: Auditório da Casa de Cultura “Cristina Calixto” – rua Siqueira Campos, 362, Centro.
Comunicação Prefeitura
Texto: Rafael Lopes
Fotos: Tiago Mariano
|