26/03/2018
Birigui aparece em 4º lugar no ranking estadual de geração de empregos no primeiro bimestre do ano

Birigui aparece em 4º lugar no ranking de geração de emprego no primeiro bimestre deste ano no Estado de São Paulo. O resultado decorre de um saldo positivo de 1.550 postos de trabalho criados no período, conforme dados divulgados na última sexta-feira, dia 23 de março, pelo Ministério do Trabalho. A cidade ficou também em 17º lugar no ranking nacional.

No acumulado de janeiro e fevereiro foram admitidos 3.322 trabalhadores e demitidos 1.772. A indústria de transformação foi o principal destaque com a geração de 1.155 vagas. Em segundo o setor de serviços, com saldo de 279 postos com carteira assinada. Na sequência, aparece o comércio, com 74 contratações.

O saldo positivo é comemorado pelo prefeito Cristiano Salmeirão, pois que vem ao encontro de um dos principais objetivos da atual administração municipal, que é a geração de emprego e renda na cidade. A Sedecti (Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação) vem implementando várias ações e projetos para favorecer o desenvolvimento econômico local.

Entre as ações em curso, o secretário Nelson Giardino destaca o projeto “Conversando com Empresário”, no qual a equipe da pasta realiza visitas agendadas às empresas para dialogar com os empreendedores e ouvir suas demandas de modo a alinhar estratégias de fomento e alavancagem do desenvolvimento. Mais de 20 empresas de diversos setores produtivos já foram visitados.

OBSERVATÓRIO

Os dados sobre emprego divulgados pelo Ministério do Trabalho são monitorados e compilados pelo Observatório de Inteligência Econômica de Birigui, projeto criado pela Sedecti. Essa estrutura é responsável por realizar estudos e pesquisas econômicas e acompanhar a evolução dos indicadores econômicos da cidade.

O objetivo é suprir as demandas de informações e conhecimento dos agentes econômicos do município e subsidiar o desenvolvimento de políticas públicas voltadas a geração de emprego, renda e ao desenvolvimento local. Agregar, gerar, disseminar e estimular são as palavras-chave do projeto Observatório de Inteligência Econômica.

Texto: Rafael Lopes, com informações da Sedecti