20/04/2018
Birigui se destaca na região com saldo positivo de 2.070 empregos formais entre janeiro e março

Dados divulgados nesta sexta-feira, 20 de abril, pelo Observatório Econômico da Sedecti (Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação) destacam Birigui na geração de empregos regional com saldo positivo de 2.070 postos de trabalho no acumulado de janeiro a março.

No período, foram 5.032 contratações e 2.962 demissões, conforme dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) do Ministério do Trabalho. O setor industrial foi o que criou o maior número de vagas com carteira, com a indústria de transformação apresentando saldo positivo de 1.422 contratações.

Em segundo, aparece o setor de serviços com saldo de 531 postos com carteira assinada. No mesmo período do ano passado, o setor tinha saldo de 263 vagas. Portanto, o setor dobrou seu resultado neste primeiro trimestre de 2018. O aumento da participação de outros setores na geração de empregos é positivo para a economia da cidade, pois suaviza as mudanças no ciclo econômico.

O saldo positivo é comemorado pelo prefeito Cristiano Salmeirão, haja vista que vem ao encontro de um dos principais objetivos da atual administração municipal, que é a geração de emprego e renda na cidade. Neste sentido, a atual gestão vem implementando por meio da Sedecti várias ações e projetos para favorecer o desenvolvimento econômico local.

OBSERVATÓRIO

Os dados sobre emprego divulgados pelo Ministério do Trabalho são monitorados e compilados pelo Observatório de Inteligência Econômica de Birigui, projeto criado pela Sedecti. Essa estrutura é responsável por realizar estudos e pesquisas econômicas e acompanhar a evolução dos indicadores econômicos da cidade.

O objetivo é suprir as demandas de informações e conhecimento dos agentes econômicos do município e subsidiar o desenvolvimento de políticas públicas voltadas a geração de emprego, renda e ao desenvolvimento local. Agregar, gerar, disseminar e estimular são as palavras-chave do projeto Observatório de Inteligência Econômica.

Texto: Sedecti