12/05/2018
Prefeito e secretário de Saúde prestigiam abertura dos trabalhos do Dia D de vacinação contra a gripe

O prefeito de Birigui, Cristiano Sameirão, e o secretário municipal de Saúde, Gilmar Trecco Cavaca, prestigiaram a abertura dos trabalhos do Dia D de vacinação contra a gripe, que acontece neste sábado, dia 12 de maio.

O chefe do Executivo e o secretário visitaram na manhã deste sábado a sede da Vigilância Epidemiológica da Prefeitura de Birigui, um dos pontos de vacinação. O atendimento é feito na Praça Gumercindo de Paiva Castro, Centro, ao lado do antigo pronto-socorro.

Além da Vigilância, as dez UBSs (Unidades Básicas de Saúde) estarão abertas das 8h às 17h para imunizar todas as pessoas que fazem parte do público-alvo da campanha.

A vacina também será aplicada em três postos volantes: escola municipal Yvonne Miragaia Peruzzo, no Portal da Pérola 2; no hipermercado Muffato e no supermercado Bandeirante, no bairro Silvares. Os postos atendem até às 17h.

Para receber a dose, é importante apresentar a carteirinha de vacinação ou um documento de identificação com foto. “Aproveitei a visita para tomar a vacina. Temos que nos proteger contra o vírus da gripe. É fundamental que a população-alvo aproveite a oportunidade do Dia D para procurar os postos de vacinação e se proteger contra o vírus”, comentou o prefeito.

Salmeirão e o secretário Gilmar foram recebidos pela diretora da Vigilância Epidemiológica, Mauricéia Bruna Alves Gonçalves.

A vacina protege contra o H1N1 e H3N2, subtipos do vírus influenza A, e contra o inflluenza B.

PREVENÇÃO

Conforme o Ministério da Saúde, a transmissão dos vírus influenza acontece por meio do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar.

Também ocorre por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz).

A população em geral deve adotar cuidados simples como medida de prevenção para evitar a doença, como: lavar as mãos várias vezes ao dia; cobrir o nariz e a boca com lenço descartável ou o braço ao tossir ou espirrar; não compartilhar objetos de uso pessoal; além de evitar locais com aglomeração de pessoas.

Os sintomas da gripe são: febre, tosse ou dor na garganta, além de outros, como dor de cabeça, dor muscular e nas articulações. Já o agravamento pode ser identificado por falta de ar, febre por mais de três dias, piora de sintomas gastrointestinais, dor muscular intensa e prostração.

Ao apresentar os sintomas, é importante procurar, imediatamente, o médico.

COMUNICAÇÃO PREFEITURA

Texto: Tiago Lotto/Rafael Lopes