| 
						                        	
                                                 
	Muitas pessoas não sabem, mas os moradores de Birigui podem consumir tranquilamente a água direto da torneira.  Isso porque o tratamento da água feito na ETA (Estação de Tratamento de Água) da Prefeitura é de excelente qualidade, com extremo rigor. 
	 
	A água das cidades do Brasil deve ser analisada por laboratórios especializados, devendo atender aos padrões estipulados pelo Ministério da Saúde para o consumo das pessoas. 
	Cada município deve cumprir a Portaria 2.914, de 12 de dezembro de 2011, que dispõe sobre os procedimentos de controle e de vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade. 
	“Toda água destinada ao consumo humano, distribuída coletivamente por meio de sistema ou solução alternativa coletiva de abastecimento de água, deve ser objeto de controle e vigilância da qualidade da água”, explicou o técnico em química, Antônio Barbosa Moreira, responsável pelas análises no laboratório da ETA Birigui. 
	Segundo o secretário municipal de Serviços Públicos, Água e Esgoto, Cleverson Tody, a água que chega às residências de Birigui está de acordo com os padrões exigidos pelo Ministério da Saúde. 
	“Além disso, a cada seis meses um laboratório de São Paulo atesta a boa qualidade da nossa água, que pode sair da torneira e ser consumida pelos moradores”, falou Tody. 
	“Na minha residência colocamos a água para refrigerar direto da torneira da cozinha. As garrafas vão para a geladeira para o nosso consumo diário”, frisou o secretário. 
	SAIBA COMO A ÁGUA CHEGA NAS CASAS – A água de Birigui é captada 50% do Ribeirão Baixotes e 50% adquirida das concessionárias dos poços profundos. 
	Ao chegar na Estação recebe o tratamento adequado, passando por um processo de desinfecção pelo cloro, correção do pH com o carbonato de sódio, decantação com o uso do sulfato de alumínio ferroso e retirada de cheiro e sabor com a adição de carvão ativado, indo para os filtros, onde é feita a retirada das impurezas restantes. 
	Após deixar os filtros, a água passa por uma galeria de água filtrada, recebendo um complemento de cloro, flúor para o combate às cáries e o ortopolifosfato, que evita o entupimento da tubulação nas ruas. 
	A avaliação da qualidade da água é feita de 2 em 2 horas pelos profissionais da ETA. Assim que pronta para o consumo, fica armazenada para ser bombeada para outros três reservatórios. 
	“Dos reservatórios vai para os bairros, chegando nas torneiras das residências”, explicou o engenheiro ambiental da Prefeitura, Flaubert Agostinho. 
	Segundo Agostinho, além da análise de 2 em 2 horas, semanalmente é feita a coleta de água nos bairros para a avaliação de sua qualidade pelos técnicos da ETA. Esse trabalho também é realizado quinzenalmente pela Vigilância Sanitária, da Secretaria Municipal de Saúde, para a avaliação dos resultados. 
	“Análises bacteriológicas também são feitas constantemente. Nosso trabalho é fazer a captação, o tratamento, a reservação e a distribuição. Podemos garantir que a água que chega nas residências de Birigui é de ótima qualidade”, completou Flaubert. 
	 
	 
	COMUNICAÇÃO PREFEITURA 
	Texto e fotos: Tiago Lotto 
	  
	  
                     |