A Prefeitura de Birigui, em parceria com a Empresa MITRA, realizou nos dias 15 e 16 de maio o curso “Conceitos básicos sobre Geoprocessamento e Introdução ao software QGIS”, ministrado pela equipe especialista em geoprocessamento da empresa.
O curso foi realizado no prédio da Secretaria Municipal de Educação e contou com a participação de servidores das secretarias de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentado, Finanças, Segurança Pública e, também, do Departamento de Urbanismo da Prefeitura.
A qualificação teve como principal objetivo integrar o uso de geotecnologias às práticas cotidianas da gestão urbana. O curso abordou os conceitos e terminologias utilizadas nos Sistemas de Informação Geográfica (SIG), com a exposição dos insumos necessários para a aplicação do geoprocessamento, tais como: uso de imageamento aéreo em alta resolução espacial para o levantamento e atualização da ocupação do solo, o cruzamento entre a localização geográfica e o dado cadastral e a atualização da base de dados municipal.
O software QGIS, programa público e de código aberto (software livre), foi apresentado com atividades práticas trazendo como proposta o uso da ferramenta para a geração de resultados a partir das informações georreferenciada, com potencial uso no planejamento urbano e ambiental.
Os servidores identificaram que o uso do software vai apoiar no andamento das demandas existentes, como demarcação de áreas verdes e inventariamento arbóreo; levantamento da cobertura vegetal no perímetro urbano; espacialização dos pontos de ocorrências por integração com os dados do sistema de segurança; possibilidade de levantamento e dimensionamento através da imagem aérea para projetos urbanísticos, entre eles, aberturas de vias, áreas potenciais para criação de parques, levantamentos para regularização ou demolições de imóveis.
A atuação do servidor público nesse processo é fundamental, sendo ele o detentor do conhecimento para as tomadas de decisões. A Prefeitura de Birigui utiliza o conceito de cidades inteligentes, integrando ferramentas tecnológicas para a gestão pública.
COMUNICAÇÃO PREFEITURA
Assessoria de Imprensa
|