18/05/2018
Crianças de escolas e entidades sociais de Birigui vão às ruas contra o abuso sexual infantil

Mais de cem pessoas, entre elas alunos de escolas e entidades sociais de Birigui, participaram de uma passeata contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes na manhã desta sexta-feira, dia 18 de maio. Com faixas e cartazes em mãos, os participantes saíram de frente ao Paço Municipal e foram até a praça Dr. Gama.

O ato foi organizado pelo Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) em parceria com o CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), com o objetivo de mobilizar a população para o engajamento na luta contra a violência sexual infantil, bem como divulgar os canais disponíveis para denúncias.

O prefeito Cristiano Salmeirão acompanhou o início da mobilização e alertou sobre a necessidade das pessoas denunciarem a violência sexual infantil. “As crianças e adolescentes são o futuro da nossa sociedade e precisam ser protegidos”, disse. O evento marcou o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infantil.

A secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Eliane Cristina Salmeirão, disse que o município possui órgãos assistenciais, como o Creas e Conselho Tutelar, que realizam diariamente atendimento das vítimas de abuso sexual e seus familiares. “É muito importante que a sociedade saiba que estamos lutando contra a violência sexual de crianças e adolescentes”, afirmou.

RODA DE PROTEÇÃO

A passeata terminou na praça Dr. Gama com uma roda no entorno das crianças presentes, simbolizando a proteção que merecem. O Creas promoveu ainda entrega de folders contendo os canais de denúncias e os serviços de atendimento as vítimas, além de um jornal com informações de como proteger as crianças e como perceber os sinais de abuso, por exemplo.

Marcaram presença no ato o Conselho Tutelar e os Cras (Centros de Referência de Assistência Social) 2 e 4; Centro Pop, alunos da escola municipal Roberto Clark, usuários da assistência social, servidores da Secretaria de Educação, além de crianças de entidades socioassistenciais, como Apae, ADJ, IPIS, Polícia Mirim e Bombeiro Mirim.

ATENDIMENTO

Conforme a assistente social responsável pelo Creas, Leadna Cristina Ângelo Cardoso de Sá, 50 casos de abuso sexual contra crianças e adolescentes foram atendidos entre janeiro de 2017 e abril deste ano. As vítimas e famílias são acompanhadas pela equipe técnica do órgão, composta por assistente social, psicólogo e advogado.

O Disque 100 é a principal arma contra o abuso e exploração sexual infantojuvenil. O serviço telefônico gratuito funciona 24 horas por dia, nos sete dias da semana. Denúncias podem ser feitas ainda no Conselho Tutelar de Birigui – pelos telefones 0800-7718664 e (18) 3644-8664 – ou na Guarda Civil Municipal – (18) 3641-8088.

Texto: Rafael Lopes

Fotos: Letícia Permagnani e Tiago Lotto