25/05/2018
Via Rápida Empresa realizou mais de 8,7 mil atendimentos no primeiro quadrimestre, em Birigui

O Via Rápida Empresa realizou 8.776 atendimentos no primeiro quadrimestre deste ano, em Birigui. O número engloba abertura e alteração de dados de empresas. Criado pelo governo do Estado de São Paulo, o programa é administrado no município pela Sedecti (Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação).

O programa agiliza a abertura e o licenciamento de empresas de baixo risco em um único atendimento, por meio de ferramenta on-line. O sistema permite a troca de informações entre três órgãos estaduais: Corpo de Bombeiros, Vigilância Sanitária e Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo).

Conforme a Sedecti, a rapidez do processo de abertura e registro de novas empresas por meio do programa Via Rápida Empresa é um fator importante da competitividade local, colocando o município em destaque no ranking estadual de agilidade no processo de formalização de novos negócios.

OBSERVATÓRIO ECONÔMICO

O balanço divulgado integra a base de dados do projeto Observatório de Inteligência Econômica, que vem sendo desenvolvido pela Prefeitura de Birigui, por meio da Sedecti. Essa estrutura é responsável por realizar estudos e pesquisas econômicas e acompanhar a evolução dos indicadores econômicos da cidade.

O objetivo é suprir as demandas de informações e conhecimento dos agentes econômicos do município e subsidiar o desenvolvimento de políticas públicas voltadas a geração de emprego, renda e ao desenvolvimento local. Agregar, gerar, disseminar e estimular são as palavras-chave do projeto Observatório de Inteligência Econômica.

SERVIÇO

O Via Rápida Empresa funciona na sede da Sedecti, na rua Nilo Peçanha, 301, Centro. O atendimento ao público é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h. Informações pelos telefones: (18) 3644-5148 ou 3641-6270.

Texto: Marco Aurélio Barbosa de Souza