O prefeito de Birigui, Cristiano Salmeirão, decretou na manhã desta segunda-feira, dia 28 de maio, Estado de Emergência no município em razão da escassez de combustível nos postos de abastecimento do país.
A paralisação nacional dos caminhoneiros, iniciada em 21 de maio, acarretou o desabastecimento de combustível no município. O estoque municipal conta com combustível para atender até, no máximo, quarta-feira, dia 30 de maio.
Sendo assim, até quarta-feira, dia 30, os veículos da Prefeitura de Birigui continuam seus serviços diários, tendo como prioridade:
1-o atendimento à saúde, em especial o transporte de pacientes e a distribuição de insumos e medicamentos;
2-atendimento ao transporte de alunos e distribuição de alimentação para as escolas e creches;
3-transporte coletivo urbano;
4-coleta de lixo;
5-manutenção na rede de distribuição de energia elétrica, concessionária CPFL;
6-Segurança Pública;
7-Defesa Civil.
“Estamos montando uma logística para não paralisar o transporte escolar, ambulâncias (urgência e emergência) e viagens de pacientes que fazem quimioterapia, radioterapia e hemodiálise. Pedimos a compreensão da população”, falou o prefeito Cristiano Salmeirão.
A coleta de lixo segue até quarta-feira, porém, a partir de quinta-feira, caso não haja combustível, a coleta sofrerá redução.
Lembrando que quinta-feira, dia 31, é feriado nacional, e sexta, dia 1 de junho, é ponto facultativo. Sendo assim, as escolas da Prefeitura não atenderão na quinta e na sexta-feira. Caso o município não tenha combustível até domingo (3), as aulas da segunda-feira, dia 4 de junho, serão suspensas.
Antes da assinatura do decreto, o prefeito reuniu sua equipe de governo e instituiu o Comitê de Gestão de Crise do Município, que foi formado pelas secretarias municipais de Administração, Negócios Jurídicos, Serviços Públicos, Saúde, Educação e Segurança Pública, sob a coordenação do prefeito Cristiano Salmeirão.
“Este comitê será responsável pela avaliação e execução de medidas de urgência, visando garantir a vida, a segurança, evitando o risco coletivo, em particular para os usuários dos serviços públicos”, completou o prefeito de Birigui.
O comitê também atuará visando as integridades da segurança pública, do patrimônio público e dos servidores municipais.
Comunicação Prefeitura
Texto: Tiago Lotto
Fotos: Rafael Lopes
|