Na semana de 17 a 21 de outubro a Rede Municipal de Ensino, com a participação de mais de 400 profissionais da educação entre professores, educadores, coordenadores, diretores e equipe técnica da Secretaria de Educação, realizou o último encontro da Formação Continuada-2011 sobre Letramento, com a Profª Mestre Sandra Bozza, subsidiando as reflexões e ações pertinentes ao ensino e aquisição da Língua Escrita.
Compreender que a Língua Escrita é uma prática imprescindível na perspectiva da interação social, é o mesmo que conceber aos alunos, desde a Educação Infantil, viver em estado de Letramento: entender que o que se fala ou se pensa pode ser escrito e que esta escrita tem sua função e modos de se organizar. Aplicando os conteúdos diretamente nas salas de aula, os professores puderam acompanhar o passo a passo de boas práticas nas sequências didáticas.
Neste sentido, o professor não pode falhar. É, portanto: atuar efetivamente a favor da aquisição da Língua Escrita, utilizando-se de práticas providas de reflexão e construção tanto da parte dos professores quanto dos alunos. É sair da acomodação e provocar o desequilíbrio, colocando em jogo os saberes e as intenções para garantir a aprendizagem, “costurando” os conceitos da Leitura e consequentemente da Escrita.
birigui.sp.gov.br/educacao.
|