06/06/2018
Mais de 50 empresas biriguienses realizaram exportações e importações no 1º quadrimestre

No primeiro quadrimestre deste ano, 29 empresas biriguienses realizaram exportações totalizando US$ 15.699.270 milhões. Por outro lado, 25 empresas importaram produtos do exterior, somando US$ 3.663.978 milhões. Com isso, o superávit comercial do município alcançou US$ 12 milhões, crescimento de 18,54% comparado ao mesmo período do ano passado.

As informações foram divulgadas nesta quarta-feira, dia 6 de junho, pelo Observatório de Inteligência Econômica da Sedecti (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação). A China foi o principal país de destino dos produtos exportados pelas empresas da cidade. O país adquiriu 36,57% dos produtos exportados.

Na sequência aparecem a Tailândia e Taiwan, também países asiáticos, com 12,42% e 7,53%, respectivamente. Os principais produtos exportados entre janeiro e abril foram: soja, calçados, tortas de óleo de soja e máquinas e aparelhos para agricultura. Esses produtos em conjunto representam 97,5% das exportações de Birigui.

“A relação de empresas exportadoras evidencia a força produtiva industrial do município, pois é formada por produtoras de bens de consumo, bens intermediários e bens de capital dos segmentos do agronegócio, máquinas e equipamentos, calçadista, aquecedores solares, plásticos, metais e outros”, disse o secretário da Sedecti, Nelson Giardino.

OBSERVATÓRIO

Os dados sobre as exportações e importações biriguienses são monitorados e compilados pelo Observatório de Inteligência Econômica, projeto criado pela Sedecti. Essa estrutura é responsável por realizar estudos e pesquisas econômicas e acompanhar a evolução dos indicadores econômicos da cidade.

O objetivo é suprir as demandas de informações e conhecimento dos agentes econômicos do município e subsidiar o desenvolvimento de políticas públicas voltadas a geração de emprego, renda e ao desenvolvimento local. Agregar, gerar, disseminar e estimular são as palavras-chave do projeto Observatório de Inteligência Econômica.

Texto: Sedecti