12/06/2018
18 anos: jovens devem se alistar para o Serviço Militar Obrigatório até o dia 29 de junho

Os jovens do sexo masculino que completam 18 anos de idade em 2018 devem realizar o alistamento para o Serviço Militar Obrigatório. Neste ano, a novidade é o alistamento pela internet, em todo o território nacional, por meio do site www.alistamento.eb.mil.br.

O prazo para o cadastramento vai até 30 de junho. O alistamento presencial deve ser feito até o dia 29 de junho. Em Birigui, a Junta de Serviço Militar fica na rua Afonso Pena, 01, no bairro Parque Pinheiros, anexo ao Tiro de Guerra. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h e das 13h às 16h.

O atendimento ao público este ano segue decreto do prefeito Cristiano Salmeirão com relação aos horários de funcionamento das repartições públicas nos dias dos jogos do Brasil na Copa do Mundo de Futebol.

No dia 22 de junho (sexta-feira), o expediente será das 12h às 17h, enquanto que no dia 27 de junho (quarta-feira) o funcionamento será das 7h30 às 13h30.

Aqueles que tiverem dificuldade em fazer o alistamento online devem comparecer na Junta de Serviço Militar, levando os seguintes documentos: certidão de nascimento, RG, CPF, comprovante de endereço, além do e-mail pessoal.

Feito o alistamento, o jovem recebe um número de registro e deverá acompanhar, por meio do portal, se será encaminhado para seleção em alguma organização militar ou se foi dispensado da prestação do serviço. Se perder o prazo, o jovem deve ir a junta, pagar uma multa de R$ 4,10, que aumenta por dia de atraso, e realizar o alistamento.

Conforme o Ministério da Defesa, o alistamento é obrigatório. Quem não se alista não pode ser matriculado em qualquer estabelecimento de ensino; obter passaporte; ser empregado em empresas ou exercer cargo público; prestar concursos; obter carteira profissional, receber qualquer prêmio, entre outros impedimentos.

SERVIÇO – Tiro de Guerra de Birigui - Rua Afonso Pena, 01, no bairro Parque Pinheiros. Telefone: (18) 3644-7926.

COMUNICAÇÃO PREFEITURA